Uma década de ações

09/12/2022

A Academia Gloriense de Letras, pioneira do gênero no interior de Sergipe, desenvolve, desde sua criação em 2012, atividades de estímulo à leitura e à escrita, criando uma atmosfera salutar de práticas propícias ao amadurecimento de um público leitor e ao surgimento de novos escritores na região. Sua atuação representa um fator relevante não só para o fomento da cultura local, mas também do sertão sergipano.

A AGL estimulou o surgimento de outras academias no interior de Sergipe, impulsionou o mercado editorial da região, provocou uma significativa diversificação de oferta de eventos culturais para o sertanejo. Além disso, realiza, anualmente, quatro eventos importantes para a consecução de suas finalidades estatutárias: o Encontro Gloriense de Escritores e Leitores (EGEL) - que resulta na publicação de uma antologia, o Seminário das Academias Literárias de Sergipe (SALS), o Encontro de Jovens Escritores do Alto Sertão Sergipano (EJEASS) e a Festa Literária de Glória (FLIG). Esses eventos estimulam a produção escrita local, possibilitam sua socialização e estabelecem um espaço para a reflexão essa produção.

Como reconhecimento por suas ações, o núcleo fundador da AGL foi agraciado pela Câmara Legislativa de Nossa Senhora da Glória com a Medalha do Mérito Cultural, em dezembro de 2016. Em agosto de 2017, a AGL foi reconhecida pela gestão pública municipal como Patrimônio Cultural e Imaterial de Nossa Senhora da Glória/SE e recebeu o Título de Mérito Comunitário. Em dezembro de 2017, a data de sua instalação foi instituída como o Dia Municipal da Poesia

Mais recentemente, no dia 08 de dezembro, pela terceira vez a AGL recebeu a homenagem "Destaques do Ano" na categoria "Cultura" no evento solene promovido pela CDL de Nossa Senhora da Glória. Além da própria academia, foram homenageadas Emilly Barreto e Mirian Amaral, ambas do Movimento Cultural Via-Láctea (MVL), que integra as ações promovidas pela AGL.

No próximo dia 12 de dezembro, às 19h, no auditório do SENAC em Nossa Senhora da Glória, a academia vai celebrar seu décimo aniversário fazendo o que de melhor sabe: promovendo a cultura das letras. 

Na solenidade comemorativa, acontecerá o lançamento da 8ª antologia do EGEL, Ad Gloriam Per Litteras, da antologia O Florescer das Letras, que coroa a premiação do VIII Concurso Literário Professora Maria Iracema Santos e da 3ª edição da Revista da AGL, periódico eletrônico anual que tem por objetivo publicar a literatura contemporânea, trazendo à tona novos/as autores/as e veicular artigos científicos na área de Estudos Literários, ensaios e resenhas. Além dos lançamentos, haverá apresentações culturais e a Posse Solene da nova Diretoria Executiva da entidade, que a conduzirá pelo próximo biênio.

A AGL segue desempenhando o papel de grande mediadora da cultura do sertão sergipano. Vida longa à AGL!     

Jorge Henrique Vieira Santos

Membro Fundador, Cadeira nº 04