Lançada obra sobre a vida de Santa Gianna Beretta Molla

28/04/2021

Lucas Lamonier e Camila Lamonier organizam obra sobre a vida da copadroeira da nova igreja de Nossa Senhora da Glória

Os irmãos Camila Lamonier e Lucas Lamonier lançaram na noite desta quarta-feira, 28 de abril, o livro "Gianna Beretta Molla: mãe, médica e Santa". A obra relata os principais aspectos da vida de uma santa dos dias de hoje, abordando toda a sua dedicação e serviço em favor da vida e sua confiança na providência divina. Atos que foram essenciais para os primeiros passos para alcançar a santidade.

Gianna tem uma trajetória de fé e devoção tão grande que foi escolhida para ser copadroeira da nova igreja de Nossa Senhora da Glória, no alto sertão sergipano.

"Em Gianna é possível percebermos o chamado de Deus e entender seu projeto salvífico para cada um de nós. Ao debruçarmos na pesquisa de sua história e nos relatos de sua docilidade, compreendemos a razão pela qual Dom Mário Rino Sivieri (in memoriam), Bispo da Diocese de Propriá, a apresentou a população gloriense como copadroeira da "Catedral do Sertão" em 26 de setembro de 2017 (Dia da Emancipação Política do Município)", ressaltaram os escritores da obra, Camila Lamonier e Lucas Lamonier.

No livro os autores falam como Gianna dedicou-se à família e ao amor ao próximo, como foi modelo de obediência à palavra de Deus e nunca se deixou desviar de sua missão. Símbolo em defesa da vida, "sacrificou a própria vida em imolação deliberada para dar à luz o seu bebê". Aclamada como padroeira das mães, médicos, crianças por nascer e da Pastoral Familiar no Brasil sua festa é celebrada no dia 28 de abril.

Os autores, em entrevista para o site Capital do Sertão, falaram que organizaram a obra com o propósito de propagar a história de Santa Gianna, trazendo sua biografia, os passos de sua beatificação, testemunho do seu esposo, frases, carta, pregação, artigos, novena, oração, terço e hino. "Esperamos que seja um instrumento de oração e santificação, pois é por meio do exemplo de vida dos santos e santas escolhidos por Deus que atingiremos a nossa santidade", pontuaram.

Sobre os escritores

Camila Lamonier - Secretária Executiva da Paróquia Nossa Senhora da Glória, da Diocese de Propriá/SE; Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Sergipe; Agente de turismo religioso; Membro da Equipe de Liturgia paroquial. De família tradicionalmente católica, vive a experiência da igreja doméstica, preservando a espiritualidade e os princípios de fé e solidariedade. É Colunista no Capital do Sertão, abordando temas ligados a tradição religiosa, vida dos santos, espiritualidade e atualidades da igreja no Brasil e no mundo.

Lucas Lamonier - Licenciado em Letras/Português, Bacharel em Administração, Formado em Teologia pela EFTEL - Diocese de Propriá, Pós-graduado em Literatura Brasileira e Portuguesa, Secretário Executivo da Paróquia Nossa Senhora da Glória, Membro do Conselho Municipal de Educação e do Conselho Municipal de Cultura. Membro da Academia Gloriense de Letras (atual vice-presidente). Autor do livro de poesias Janelas da Alma (2015) e do livro Unidos pelo amor, abraçados pela fé (2015). Integra várias antologias estaduais, nacionais e internacionais. Idealizador do Encontro Gloriense de Escritores e Leitores, do Encontro Gloriense de Blogueiros, e da Geladeiroteca em Nossa Senhora da Glória. Organizador das Antologias EGEL, O Florescer das Letras no Jardim do Sertão e Antologias de casa/escola em plena pandemia de amor. Organizador da FLIG - Festa Literária de Glória. É colunista do site Capital do Sertão abordando temas sobre a cultura e literatura.

Fonte: Egicyane Lisboa, site de notícias Capital do Sertão.