Instalada oficialmente a AGL

12/12/2012
Membros Fundadores da AGL - Edson Bastos, Francisco Vasconcelos, Ancelmo Aragão, Jorge Henrique, Verônica Sales, Euvaldo Lima, Gileide Barbosa e Ramon Diego (Foto: Alexandre Pingo)
Membros Fundadores da AGL - Edson Bastos, Francisco Vasconcelos, Ancelmo Aragão, Jorge Henrique, Verônica Sales, Euvaldo Lima, Gileide Barbosa e Ramon Diego (Foto: Alexandre Pingo)

Solenidade foi marcada por posse e diplomação dos membros fundadores"

Moveu-nos o anseio de cultivar e desenvolver as letras de nossa terra, de preservar sua memória cultural e de ver democratizado e ampliado o acesso aos bens tangíveis e intangíveis produzidos em nossa língua", afirmou o poeta Jorge Henrique Vieira, Presidente da Academia Gloriense de Letras, em seu discurso na solenidade de instalação da AGL.

O evento aconteceu na noite desta quarta-feira, 12, na Escola Estadual Padre Leon Gregório, patrono-mor do Sodalício gloriense, na cidade de Nossa Senhora da Glória, com as presenças de autoridades, intelectuais e familiares dos acadêmicos.


Diplomados e empossados os oito membros fundadores da AGL, das 40 cadeiras disponíveis, assumiram a 1ª diretoria executiva para o biênio 2012/2014, que será assim composta: Presidente - Jorge Henrique Vieira Santos; Vice-Presidente - Francisco das Chagas Vasconcelos; Secretário Geral - Edson Magalhães Bastos Júnior; Secretário Adjunto - Ramon Diego Câmara Rocha; Diretor Financeiro - José Ancelmo Aragão; Diretora Financeira Adjunta - Maria Verônica Santana Sales; Diretor de Comunicação e Intercâmbio - Euvaldo Lima dos Reis; Diretora de Projetos e Eventos - Gileide Barbosa de Souza Santos. 


A conferência inaugural da AGL foi proferida pelo Vice-Presidente do Conselho Estadual de Cultura e membro da Academia Sergipana de Letras, professor Luiz Fernando Ribeiro Soutelo, que ressaltou a importância das academias de letras para o desenvolvimento de uma nação. De acordo com o Professor Soutelo, a Academia Gloriense de Letras que tem como lema Ad gloriam per litteras, "será, com toda certeza, um ponto de irradiação cultural no sertão sergipano e um exemplo para outras regiões do Estado". 


Para o prefeito eleito de Nossa Senhora da Glória, Chico do Correio, a Academia Gloriense de Letras surge em um momento muito importante para a sociedade do médio e alto sertão. "A AGL vem reforçar e dinamizar a cultura do povo de Glória, do médio e do alto sertão. É uma entidade de extrema importância para a evolução cultural do nosso município, e por isso, o poder público irá oferecer o apoio necessário para que essa instituição se fortaleça ainda mais", enfatizou Chico. 


Prestigiaram a solenidade, a prefeita de Nossa Senhora da Glória, Luana Michele, o reitor da Universidade Tiradentes, professor Jouberto Uchôa, o representante da Academia Sergipana de Letras, Domingos Pascoal, a desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho, Maria das Graças Melo, o representante da Academia Sergipana de Ciências Contábeis, Sildeno Dantas, o Emérito Professor da Universidade Federal de Sergipe, José Araújo Filho, membros de movimentos culturais, escritores, professores, artistas, entre outras personalidades do segmento. 


Jornalista Gileide Barbosa - DRT/SE 847