FLIG

04/02/2021

Em seus oito anos de atuação, a AGL já desenvolveu inúmeros projetos e ações de sucesso. No entanto, a realização da FLIG (Festa Literária de Glória) é, sem dúvida, sua ação de maior abrangência e repercussão.

De 25 a 27 de abril 2018, a AGL realizou a 1ª FLIG. Ao longo de três dias, em cinco espaços distintos: Palco Literário, Picadeiro da História, Passarela do Escritor, Oficinas de Criação e Tendas com Exposições, um público, de aproximadamente dez mil pessoas, participou de inúmeras atividades culturais: exposições, contação de histórias, rodas de leitura, palestras, oficinas, venda de livros, apresentações artísticas de dança, música, teatro e muito mais. E, já em sua primeira edição, a FLIG começou com caráter nacional e internacional. Tivemos a presença da escritora cabo-verdiana Dina Salústio, que atravessou o Atlântico para estar conosco, e de escritores e palestrantes vindos de várias regiões do Brasil: o poeta Lau Siqueira, gaúcho radicado na Paraíba; o poeta e editor da Biblio Editora, Rogério Fernandes, de Dourados-MS e Drº Fabiano Rodrigo da UNESP. Além dos ilustres visitantes, tivemos a intensa participação de ilustres sergipanos, ou radicados nestas terras. Ana Leal e Geralda Oliveira, professoras do curso de Letras da UFS; Wagner Lemos, doutorando em Literatura Brasileira na USP; Izabel Nascimento, Presidente da Academia Sergipana de Cordel; Antenor Aguiar, Presidente da Academia de Contadores de História de Sergipe; Drª Alaíde Hermínia, Pró-reitora de Extensão da UFS; Drº Jodnes, diretor do campus Sertão-UFS, entre outras autoridades e escritores e, principalmente, o público leitor.

A fim de consolidar sua atuação, a AGL realizaria de 22 a 24 de abril de 2020, no Boteco do Sertão, a 2ª Festa Literária de Glória (FLIG). No entanto, vivíamos o início da pandemia que assombra o planeta desde então e, levando em consideração a saúde e o bem-estar de nossos parceiros e do público, decidimos suspender provisoriamente o evento, que acabou não acontecendo em 2020. Em 2021, empreenderemos esforços para realizar a segunda FLIG, mesmo que seja virtualmente.

A FLIG é um evento cultural voltado à leitura que, somado aos eventos anuais, EGEL (Encontro Gloriense de Escritores e Leitores), SALS (Seminário das Academias Literárias de Sergipe) e EJEASS (Encontro de Jovens Escritores do Alto Sertão Sergipano), tem grande impacto para a formação pessoal e cultural da população, uma vez que visa instaurar uma atmosfera permanente de envolvimento com a literatura, motivando crianças e jovens a se dedicarem a ler, desde a produção literária local e regional até os grandes clássicos da literatura universal. Isso contribui para a construção da identidade do gloriense como a de um povo leitor. 

A 2ª FLIG pretende ainda propiciar a todos a possibilidade de desfrutarem dos inúmeros benefícios advindos da leitura, num ambiente cultural diversificado, que possa integrar à leitura diversas linguagens artísticas como a música, a dança, as artes plásticas, o teatro e o cinema, entre outras. Para tanto, a AGL conta com o apoio de parceiros entre instituições de ensino e ligadas à educação, tais como a Universidade Federal de Sergipe (UFS), o Instituto Federal de Sergipe, pólo de Nossa Senhora da Glória (IFS), a Secretaria de Estado da Educação (SEED), a Diretoria Regional de Educação (DRE'09), Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), e instituições relacionadas à cultura, tais como as academias literárias de Sergipe, o Clube de Leitura "Antônio Carlos Viana", o Clube de Leitura "Leia Mulheres", de Nossa Senhora da Glória, além de artistas locais das diversas áreas.