Com elegância e sobriedade, a AGL celebra seus 11 anos

13/12/2023

Em solenidade realizada na noite de ontem, 12 de dezembro, no auditório do SENAC em Nossa Senhora da Glória, a AGL reuniu autoridades, escritores, artistas e representantes da sociedade civil para celebrar suas conquistas e promover o reconhecimento de seu trabalho.

A cerimônia foi aberta com a composição da mesa, seguida do registro das autoridades presentes, do registro de mensagens e a execução do Hino Nacional. Em seguida, o presidente da AGL, o escritor Carlos Alexandre, proferiu um pronunciamento em que destacou os principais objetivos da academia, que são promover a cultura das letras, fomentar a leitura e a escrita, e incentivar a produção literária no sertão sergipano, destacando o desenvolvimento das ações da AGL em 2023. 

Em seguida, foi realizada a concessão da Medalha do Mérito Cultural a cinco ilustres glorienses que, com sua atuação, muito contribuem para o desenvolvimento cultural de Nossa Senhora da Glória: Professor José Valdson de Santana, Professora Maria Valdineire dos Santos, Gerôncio Alves de Oliveira (Mestre Shell) e Eraldo Alves. 

Após as homenagens, houve apresentações culturais de declamação e dança. Na sequência, foi lançada a 4ª edição da Revista da AGL, periódico eletrônico anual que tem por objetivo publicar a literatura contemporânea, trazendo à tona novos autores e veicular artigos científicos na área de Estudos Literários, ensaios e resenhas. 

Também foi realizada a entrega do Prêmio AGL (Amigo de Glória e das Letras) a dez pessoas e entidades que se somaram à missão da academia de promover a cultura no sertão sergipano. Os agraciados foram: Clube de Leitura "Antonio Carlos Viana", professor Evilásio Celestino dos Santos, professor Carlos Oliveira Nascimento, Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus Glória, Clube "Leia Mulheres Glória", Lizzy Melo Studium de Danças, prefeita Luana Michele de Oliveira Silva Cacho, Sociedade Gloriense de Estudos em Literatura Fantástica, Trupe da Alegria e Universidade Federal de Sergipe (UFS) - Campus Sertão.

Em seguida, ocorreu o lançamento de três antologias. A primeira foi a antologia "Nuvens Coloridas", a qual reúne criações dos alunos do 4° ano A da Escola Municipal Presidente Tancredo Neves, na cidade de Nossa Senhora da Glória/SE, como resultado diário da produção dos alunos da professora Cácia Valéria de Rezende Santos. A antologia do Encontro Gloriense de Escritores e Leitores, cuja temática foi "O SERTÃO DE PALAVRAS E ENCANTOS" e a antologia "O Florescer das letras" que reúne textos dos finalistas do IX Concurso Literário Professora Maria Iracema Santos.

A solenidade foi encerrada com agradecimento do presidente a todos os presentes e um coquetel.

A celebração dos 11 anos da AGL foi um momento importante para a cultura do sertão sergipano. A academia tem desempenhado um papel fundamental no fomento da leitura e da escrita na região e tem contribuído para a formação de novos escritores e leitores. Com a elegância e a sobriedade que a ocasião exigia, a AGL reafirmou seu compromisso com a promoção da cultura das letras no sertão sergipano.

Jorge Henrique Vieira Santos 

Membro Fundador, Cad. n° 04