AGL - três anos de ação

30/12/2015

Há exatos três anos, assumimos a grande responsabilidade do pioneirismo ao criarmos a Academia Gloriense de Letras, encetamos também uma grande missão: a de canalizar ações para o desenvolvimento cultural de nossa cidade e região. Como toda ação é criadora, e toda criação projeta-se para o indefinível, nossa certeza é apenas a do princípio, não nos é possível vislumbrar o fim. Por isso a necessidade de que a instituição criada naquele momento permaneça para além de seus criadores. Por isso a necessidade de continuidade.

Há três anos, quando a ideia dessa instituição tomou forma e se materializou, enfatizei que, embora não soubéssemos que resultados seriam provocados pela reação em cadeia daquele nosso ato, dado o caráter de imprevisibilidade da ação, era preciso agir. E assim o fizemos.

Desde então, o grupo de fundadores desse Sodalício gloriense vem se dedicando a promover atividades de estímulo à leitura e à escrita, criando uma atmosfera salutar de práticas propícias ao amadurecimento de um público leitor e reflexivo, e ao surgimento de novos escritores na região. E, ao longo de sua curta existência, nossa AGL já acumulou algumas realizações, que merecem destaque.

Três dias depois de instalada, firmando parceria com a Associação Cultural "Sertão na Arte", ajudamos a promover a 2ª Roda de Leitura em Glória, cujo tema foi "Filosofia e literatura". O professor Romero Venâncio (UFS) proferiu a palestra "Mia couto e Walter Benjamim: memória dos de baixo".

Aliando tradição e contemporaneidade, como sugere o símbolo de arroba em nosso brasão, ainda em dezembro de 2012, lançamos nosso website oficial (academiagloriensedeletras.org) e nossa página na rede social Facebook, canais de comunicação direta da academia com a sociedade.

Em janeiro de 2013, registramos nossa participação no XXVI Festival de Poesia Falada da cidade de Propriá - SE, representados pelos acadêmicos Euvaldo Lima e Ancelmo Aragão, que conquistaram a 1ª e 3ª colocação do concurso, respectivamente.

Em fevereiro, firmamos parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e integramos a realização das rodas de leitura do município. Quem abriu os trabalhos foi o acadêmico Ramon Diego, que discutiu com os alunos do colégio do bairro COHAB sobre a importância da leitura em suas vidas. Dando continuidade ao projeto, em março, o acadêmico Ancelmo Aragão coordenou uma roda de leitura que tratou da relação entre música e poesia e o acadêmico Euvaldo Lima coordenou outra atividade de debate e leitura com estudantes de diversos colégios. Em maio, a atividade, com os alunos do Centro Educar Oliveira e Melo, foi conduzida pelo acadêmico Francisco Vasconcelos. Finalmente, em julho, encerrando o ciclo, o acadêmico Ramon Diego coordenou mais uma roda de leitura na qual falou sobre a importância de ler poesia na sociedade.

Em agosto daquele mesmo ano, Ramon Diego lançou seu primeiro livro individual de poemas: "Viagem Rasa".

Em outubro, nossa AGL foi agraciada com troféu Falcão de Ouro, na II Bienal do Livro, em Itabaiana. A premiação nos foi conferida por nossa efetiva colaboração na realização daquele grande evento. Na oportunidade, participei da mesa redonda que discutiu "A interiorização das academias de letras" e o acadêmico Ramon Diego também lançou seu livro "Viagem Rasa" e integrou o sarau do evento.

Ainda em outubro, prestigiamos a solenidade de lançamento da Revista Mais Feira Nova, edição especial em comemoração ao cinquentenário da cidade, de autoria do acadêmico Euvaldo Lima.

Em novembro, a acadêmica Gileide Barbosa nos representou na solenidade de comemoração do 36º aniversário da Academia Sergipana de Ciências Contábeis (ASCC).

Comemoramos nosso primeiro aniversário, em dezembro daquele ano, com o lançamento de dois livros: a antologia "Olhares Diversos", da qual participam os acadêmicos Euvaldo Lima, Verônica Sales e Ancelmo Aragão e o livro de poemas "Cinquenta anos de poesia", do acadêmico Euvaldo Lima.

Ainda naquele dezembro, promovemos a aula aberta "Um novo olhar sobre o cordel brasileiro", com o professor Dr. Aderaldo Luciano (UFRJ). Na ocasião, o poeta Luiz Alves (Gauchinho) declamou seus versos e a Associação Cultural "Sertão na Arte", nossa parceira, presenteou com uma coleção de 10 livros uma aluna de uma escola rural, leitora assídua, mas que não possuía livros em sua casa.

Finalmente, laureando esse ano de intensa atividade, fomos agraciados com o prêmio Craques 2013, num evento promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Nossa Senhora da Glória que, anualmente, homenageia pessoas e instituições que se destacaram em diversas áreas.

Em 23 de março de 2014, prestigiamos o lançamento do selo em homenagem ao nosso Patrono-Mor, Padre Leon Gregório. Depois da missa, celebrada pelo Pároco municipal Monsenhor Francisco Carvalho, procedeu-se à cerimônia de lançamento do selo e tive a grande honra de, representando nosso Sodalício, ser um dos convidados fazer a obliteração. Finalizando o ato, os acadêmicos Euvaldo Lima e Edson Bastos declamaram belíssimos poemas em homenagem ao nosso memorável Patrono-Mor.

Em junho de 2014, durante a solenidade de instalação da Academia Dorense de Letras, realizou-se também o lançamento oficial do Selo Comemorativo aos Oito séculos de Língua Portuguesa e, mais uma vez, tive o privilégio de, representando a AGL, ter sido um dos convidados a obliterarem o selo histórico.

Em agosto, a acadêmica Gileide Barbosa nos representou na solenidade de posse e diplomação do acadêmico Domingos Pascoal na cadeira nº 11 da Academia Dorense de Letras. No mês seguinte, nossa confreira retornou à ADL, dessa vez para nos representar na solenidade de posse e diplomação da poetisa Salete Menezes na cadeira nº 4 de nossa coirmã dorense.

Em outubro, firmada mais uma parceria promissora, participamos da 3ª Edição do Encontro Sergipano de Escritores. Numa das mesas redondas, discuti com os presidentes das demais academias de letras de Sergipe "o papel dessas agremiações na difusão da cultura letrada no interior do estado".

Em dezembro de 2013, tivemos o privilégio de comemorar nosso segundo aniversário acolhendo em nosso meio: o poeta do cordel Luiz Alves da Silva (Gauchinho), que tomou posse na cadeira nº 09, patroneada pelo poeta João Firmino Cabral, e o escritor e conferencista Domingos Pascoal de Melo, que tomou posse na cadeira nº 10, patroneada pela escritora Maria Lígia Pina. Ainda nessa sessão especial conferimos, com grande alegria, o título de Membro Honorário a senhora Nair Aragão Feitosa Santos, figura ilustre e impoluta de Nossa Senhora da Glória, e conferimos a medalha de Honra ao Mérito ao estudante José Mateus da Costa Silva, pelo seu excelente desempenho na 4ª Olimpíada de Língua Portuguesa "Escrevendo o Futuro".

Abrindo nossas atividades de 2015, realizamos uma Mesa Redonda sobre Cinema e Educação, para a qual convidamos os professores Dr. Napoleão Queiroz (UFS) e Dr. Rivaldo Lima (UFS). Na oportunidade, houve o lançamento do livro "Ao Mestre, com Carinho: Cinema e Educação", obra da qual tive a felicidade de assinar o capítulo 20, juntamente com a amiga Maria do Carmo e a professora Manuela Ramos (UFS).

Em julho, celebramos a chegada de mais um ilustre gloriense ao nosso quadro acadêmico, o artista, cantor, compositor e poeta do cordel, José Sergival da Silva, que tomou posse na cadeira nº 02 de membros correspondentes, patroneada pelo poeta João Sapateiro. Na mesma sessão, concedemos a Medalha de Honra ao Mérito a três glorienses: o artesão Cícero Alves dos Santos, o "Véio", que conquistou o Brasil e o mundo com suas esculturas em madeiras; e as professoras e escritoras Leunira Batista Santos Souza e Leonice Santos Lima, pelo trabalho que produziram em 1978, o primeiro registro sistematizado sobre a história e o desenvolvimento do município, desde sua emancipação, em 1928.

Também em julho, firmamos uma parceria produtiva com os confrades Carlos Alexandre, Lucas Lamonier e com a poetisa, cronista, professora da UFS, Dra. Christina Ramalho. A proposta, idealizada por Carlos Alexandre, consistia num ciclo de oficinas e minicursos com foco em gêneros literários diversos.

Para isso, trouxemos a Sergipe o professor e poeta Frederico Barbosa, diretor da Casa das Rosas (SP), que ministrou a oficina de criação "Som e imagem da poesia: Como impactar com palavras" para um público significativo de glorienses e visitantes.

No início de agosto, a poeta e cronista Christina Ramalho ministrou o minicurso "A História da Arte em Diálogo com a Poesia". Ainda em agosto, retornou a Glória para ministrar a oficina de criação "A Arte da Crônica: A Crônica como Arte". Mediou também, na mesma ocasião, a Mesa Redonda "Música e Poesia" e realizou o lançamento de dois livros: "A poesia da canção: estudos de letras da MPB" e o livro GENTE (crônicas). Este último conta com a participação de dois jovens cronistas glorienses.

Finalmente, neste 05 de dezembro, encerramos esse produtivo ciclo de oficinas. Atendendo gentilmente ao nosso convite, o Prof. Dr. Alberto Roiphe (UFS), ministrou a oficina "Literatura de Cordel: Leitura e Escrita" para um público formado de professores e estudantes da localidade e região.

Em setembro deste ano, numa noite memorável, tivemos a honra e a alegria de ver nosso quadro de acadêmicos ser enriquecido pela chegada de um distinto filólogo sergipano, o Prof. José Araújo Filho, que passou a ocupar a cadeira nº 11 de Membros Efetivos de nosso Sodalício, patroneada pela memorável Ofenísia Freire. Concedemos, na mesma sessão, a comenda de Honra ao Mérito a uma digna cidadã gloriense Senhora Josefa Alice de Andrade Oliveira (Dona Janete Oliveira).

Também em setembro, fomos parceiros da maior festa literária já realizada em nosso município: O I Encontro Gloriense de Escritores, idealizado pelo confrade Lucas Lamonier, que movimentou toda a cidade com atividades culturais diversificadas em vários espaços, sobretudo nas escolas públicas. Esse evento instituiu um momento de socialização e reflexão sobre a produção escrita local, criando oportunidade para novos escritores e contribuindo, significativamente, para a formação de um público leitor. Culminou com o lançamento da antologia "Um sertão de Escritores, uma Glória de Leitores", obra que reúne textos de trinta autores glorienses, além de doze textos dos alunos finalistas do 1º Concurso Literário Professora Iracema dos Santos.

Em outubro, integramos significativas atividades ligadas à nossa meta institucional e tivemos nosso quadro acadêmico novamente enriquecido. Numa noite carregada de muita emoção, recebemos, em festa, os professores poetas Carlos Alexandre Nascimento Aragão e Lucas Lamonier Silva Santos. O primeiro tomou posse na cadeira nº 13, patroneada pela educadora monte-alegrense Maria Etelvina Nunes Ferreira, e o segundo ocupou a cadeira nº 14, patroneada pela educadora gloriense Maria Iracema Santos. Concedemos ainda a Medalha de Honra ao Mérito a uma digna professora que dedicou quarenta anos de sua vida à educação do município: a professora Maria Luzinete Oliveira.

Fomos parceiros do Concurso Literário de contos, crônicas e poesias da Loja Maçônica do Cotinguiba, idealizado e mantido bravamente pelo confrade Domingos Pascoal, que vem incentivando a produção escrita nas escolas de Sergipe, através da premiação dos novos talentos.

Permanecemos parceiros da Bienal do Livro, da cidade de Itabaiana, que em outubro, realizou sua terceira edição, consolidando-se como uma dos maiores manifestações culturais do Estado. Nesta edição, por indicação dos membros da AGL, o artesão Cícero Alves, o "Véio" foi homenageado com Troféu Falcão de Ouro, e comemoramos com nosso confrade Carlos Alexandre, também homenageado com o mesmo troféu, por indicação dos membros da nossa coirmã, Academia Literária do Amplo Sertão.

Em novembro, nos somamos ao 1º Encontro de Escritores Monte-Alegrenses e Convidados, idealizado pelo confrade Carlos Alexandre, e que movimentou a vida cultural da nossa vizinha Monte Alegre.

Também em novembro, realizamos o 1º Seminário das Academias Literárias de Sergipe numa parceria com a Academia Literária do Amplo Sertão. O evento, também idealizado pelo confrade Carlos Alexandre, buscou um diálogo entre as 14 agremiações literárias já existentes no estado, de forma a integrá-las numa ação comum aproximá-las da comunidade. Realizaram-se duas mesas redondas. Na primeira, intitulada "Literatura em Sergipe Ontem", que tive a honra de coordenar, os debatedores convidados, Drª Christina Ramalho (UFS) e Prof. Me. Wagner Lemos (Dourando USP), refletiram sobre o processo histórico de constituição da Literatura em Sergipe, a partir das obras de Silvio Romero e Tobias Barreto. Na segunda, intitulada "Literatura em Sergipe hoje" e coordenada pelo confrade alano Kelber Rodrigues, os debatedores convidados, o confrade Ramon Diego (AGL) e o confrade Rusel Barroso (ALL), fizeram uma reflexão sobre a cena literária atual em Sergipe.

Finalmente, em dezembro, laureando mais um ano de intensa atividade, os acadêmicos Euvaldo Lima e Lucas Lamonier foram também agraciados com o prêmio Destaques 2015, num evento promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Nossa Senhora da Glória que, anualmente, homenageia pessoas e instituições que se destacaram em diversas áreas.

Hoje, passados apenas três anos de nossa criação, quando elencamos as atividades realizadas pela nossa querida AGL, parece que esticamos o tempo, e que estivemos desde há muito envolvidos nessa tarefa que abraçamos. Nossa caminhada nos dá a certeza de que a direção que escolhemos foi acertada. A criação da AGL estimulou o surgimento de outras academias no interior de Sergipe, impulsionou o mercado editorial da região e provocou uma significativa diversificação de oferta de eventos no âmbito da cultura, o que representa uma elevação na qualidade de vida da população do sertão.

E agora, cá estamos, neste momento solene e festivo de grande emoção, em que nos deleitamos com boa música e boa poesia, vemos mais uma vez nosso corpo acadêmico enriquecer pelo ingresso de dois ilustres e dignos pesquisadores, que dedicam suas vidas à preservação da nossa memória, cultura e história, e que assumem conosco, nesta noite, o compromisso de manter firme o nosso propósito de fortalecer cada vez mais a AGL e torná-la um instrumento efetivo de disseminação das letras e da cultura, aberto a todos, voltado a todos da nossa cidade, do nosso Estado e do nosso país.

Desejamos profundamente que a AGL continue cumprindo com os propósitos para os quais se constituiu, para além de nós mesmos, ad infinitum.

Obrigado a todos que, de alguma forma, concorreram para a realização festiva deste ato e a todos que, doravante, desejarem se somar ao nosso projeto.


Jorge Henrique Vieira Santos

Presidente da AGL (2014-2016)