AGL realiza o IV EJEASS

21/05/2020

No momento, não é possível a realização de eventos com aglomeração de pessoas, devido às medidas adotadas e orientadas pelos órgãos de saúde, governo do estado e prefeitura municipal sobre o isolamento social causado pelo COVID-19. Mas, com o uso da tecnologia, a Academia Gloriense de Letras (AGL), no último sábado, promoveu o IV Encontro de Jovens Escritores do Alto Sertão Sergipano (EJEASS) com o tema: "O jovem escritor: entre o isolamento e a produção literária".

O evento tem como objetivo promover um espaço de interação entre os jovens escritores e os mais experientes, com o intuito de trocarem saberes, aproximando o universo cultural e literário da sociedade e também das instituições que promovem tais ações. Sua primeira edição foi em 2017 quando reuniu mais de 200 jovens. Em 2019, 3ª edição, o público presente passou de 300 pessoas. O dia tornou-se pequeno diante do brincar com as palavras que cada criança, jovem e adulto ousava nos envolver.

Nesta edição, não foi possível reunir os jovens escritores em um único espaço. No entanto, buscamos uma forma de torná-los próximos, mesmo estando distantes. Usamos a rede social Instagram e conseguimos concretizar a 4ª edição. Os jovens de Japoatã dialogaram com os jovens do sertão, vice-versa, através das mesas temáticas. A manhã do dia 16/05/2020 ficou registrada na memória de cada participante e ouvinte. Em um momento tão delicado que estamos passando o universo das palavras faladas, cantadas, recitadas e rimadas acalmaram nossos corações por algumas horas.

O público acompanhou o Encontro através do Instagram @academia_gloriense_de_letras e desfrutou da seguinte PROGRAMAÇÃO:

Das 9h às 10h

Mesa-redonda - As redes sociais como meio de interação literária

Membros da Academia de Letras estudantil de Japoatã-ALEJ

Das 10:30 às 11:30

Mesa-redonda: Leitura e escrita: instrumentos de interação social

Sócrates e Suelen (Participantes do Projeto Florescer das Letras na Escola Municipal Antônio Francisco dos Santos) e Gisele (Membro do Clube de Leitura Antônio Carlos Viana) e Domingo Pascoal - Academia Sergipana de Letras e Incentivador Cultural.

Mais de 150 pessoas acompanharam as discussões. É devido a este espetáculo que a Academia Gloriense de Letras (AGL) continua firme nas suas ações de oportunizar projetos voltados ao universo da leitura e escrita, unindo os laços com as demais Academias e movimentos culturais do nosso estado. Agradecemos o apoio e confiança de cada estudante, professor (a), confrades e confreiras das coirmãs, organizadores de movimentos culturais e de leitura, aos/às palestrantes, seguidores/seguidoras. Em 2021, comemoraremos a 5ª edição juntos e abraçados. Vida longa ao Encontro!

Carlos Alexandre N. Aragão

(Idealizador do Encontro e Membro da Academia Gloriense de Letras)