AGL realiza o I Encontro de Jovens Escritores do Alto Sertão Sergipano

13/05/2017

No último sábado, 06 de maio de 2017, o município de Nossa Senhora da Glória/SE foi palco de um memorável momento que entrará para os anais da cultura do povo sertanejo. Realizou-se o I Encontro de Jovens Escritores do Alto Sertão Sergipano (EJEASS) no Colégio Estadual Cícero Bezerra com o tema: "A voz e a vez do jovem criando novos sentidos para o sertão".

Este evento foi idealizado pelo Professor e Membro Efetivo da Academia Gloriense de Letras (AGL), Carlos Alexandre Nascimento Aragão, com o apoio financeiro da FAPITEC (Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe) através do Edital FAPITEC/SE/FUNTEC/SEGRASE Nº 03/2016 e do apoio cultural da AGL. Graças a estas duas instituições o EJEASS tornou-se real e significativo a todos os participantes.

O encontro iniciou com a palestra da professora Dra. Christina Bielinski Ramalho, da Universidade Federal de Sergipe - campus Itabaiana, sobre o universo da Literatura Infanto-juvenil. Seguindo a programação, o público foi agraciado com belas canções tocadas e cantadas pelos integrantes do Grupo Musical de Gado Bravo Sul, de Nossa Senhora das Dores/SE, durante o momento do coffe break.

Após o lanche, o termômetro do evento elevou-se com as apresentações de poemas, cordel e depoimentos dos jovens escritores, sendo este um dos momentos mais emocionantes do dia, pois os jovens sertanejos expressaram o seu contentamento em participar efetivamente do processo de leitura e produção de texto, criando novos sentidos para a sua vida e tendo voz e vez através dos seus textos.


Ainda o público contou com as contribuições de membros efetivos e fundadores das Academias Literárias (Domingos Pascoal de Melo, da Academia Sergipana de Letras, Jorge Henrique Vieira Santos e Lucas Lamonier Silva Santos, da Academia Gloriense de Letras, Solange da Gama Pinheiro, da Academia Cristapolitana de Letras e Humanidades) através da palestra "A Academia Literária como mediadora da Cultura".


Em sua primeira edição, o evento reuniu cerca de 200 participantes, sendo 80% de jovens escritores vindos de diversos municípios do nosso estado (Aquidabã, Aracaju, Canindé de São Francisco, Cristinápolis, Gararu, Itabaiana, Monte Alegre de Sergipe, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora das Dores, Porto da Folha, São Miguel do Aleixo). Este número é muito representativo e desconstrói o discurso presente no imaginário social de que os jovens não querem nada. Eles querem, mas não têm oportunidades.


Além das apresentações musicais, assistiram a uma peça teatral encenada por integrantes do Grupo de Arte Cênica "Foi por Você", de Monte Alegre de Sergipe.


É nesse caminho de oportunizar aos nossos jovens uma nova visão de mundo que devemos continuar trilhando e sabendo que o canto será ouvido e novos cantos surgirão dentro do nosso imenso sertão com o intuito de tornar a juventude protagonista.


Agradecemos a todos os participantes por acreditarem no projeto, e aos parceiros que tornaram concreto o evento: FAPITEC, AGL, Diretora do Colégio Estadual Cícero Bezerra (Lark Soany), Diretora da Diretoria Regional de Educação'09 (Meire Ferreira), Prefeitura Municipal de Monte Alegre de Sergipe e Nossa Senhora Aparecida, Grupo de Arte Cênica "Foi por Você" de Monte Alegre de Sergipe, Grupo Musical de Gado Bravo Sul de Nossa Senhora das Dores-SE, Confrades e Confreiras das seguintes Academias Literárias: Academia Sergipana de Letras (Antônio Francisco de Jesus e Domingos Pascoal), Academia Gloriense de Letras (Ancelmo Aragão, Adebaldo Júnior, Christina Ramalho, Gileide Barbosa, Joelino Dantas, Jorge Henrique, Kelber Rodrigues, Leunira Batista e Lucas Lamonier), Academia Dorense de Letras (Delucia Sobral, Jânio Vieira, João Paulo e Luís Carlos) Academia Cristapolitana de Letras e Humanidades (Creuza, Mariza, Solange da Gama), Academia Canindeense de Letras e Artes (Egicyane Lisboa e Rose Santana), Academia Literária do Amplo Sertão Sergipano ( Edivan Santos, José Augusto, Leunira Batista, Márcia Fernanda e Noeme Leite), aos estudantes, professores e equipe diretiva do Colégio Estadual 28 de Janeiro (Monte Alegre de Sergipe), Colégio Estadual João Salônio (Nossa Senhora Aparecida), Colégio Estadual Cicero Bezerra (Nossa Senhora da Glória), Colégio Estadual Manoel Messias (Nossa Senhora da Glória), Colégio Estadual Professor Fernando Azevedo (Nossa Senhora das Dores), Colégio Estadual Nelson R. de Albuquerque (São Mateus - Gararu-SE), da Escola Municipal Antônio Francisco dos Santos (Nossa Senhora da Glória).

ASCOM AGL