AGL realiza mesa redonda sobre cinema e educação

24/01/2015

O evento aconteceu no último dia 23 de janeiro, a partir das 14h, no auditório da Câmara de Vereadores de Nossa Senhora da Glória.

Abrindo suas atividades de 2015, a Academia Gloriense de Letras (AGL) convidou os professores Dr. Napoleão dos Santos Queiroz/UFS e Dr. Rivaldo Sávio de Jesus Lima/UFS para uma Mesa Redonda sobre Cinema e Educação.

Sob a mediação do Presidente da AGL, Jorge Henrique Vieira Santos, os convidados, juntamente com a professora Msc. Maria do Carmo Sousa/DR´09, promoveram uma ampla reflexão sobre questões como identidade, preconceito, relação professor-aluno, educação e autonomia, a partir da análise de filmes emblemáticos, como "Ao Mestre, com Carinho" e "Escritores da Liberdade".

Na oportunidade, também foi realizado o lançamento do livro "Ao Mestre, com Carinho: Cinema e Educação". A obra, que foi organizada pelos professores Dr. Napoleão dos Santos Queiroz/UFS e Dr. Rozenval de Almeida e Sousa/UFPB, contou com a participação de autores glorienses. Os professores Jorge Henrique Vieira Santos e Maria do Carmo Sousa, juntamente com a professora Manuela Ramos/UFS, assinaram o capítulo 20. O livro, que deve interessar não apenas a cinéfilos e educadores, reúne, em vinte ensaios produzidos por autores de diversas áreas de formação acadêmica, reflexões relevantes sobre questões de educação, a partir de análises de filmes de épocas distintas.

Prestigiaram o evento a Sra. Rosivânia Andrade, Secretária Municipal de Educação, a Sra. Maraysa Dantas, Vereadora, o Sr. José Araújo Filho, Professor Emérito da Universidade Federal de Sergipe, membros da Academia Estanciana de Letras, membros da Academia Literária do Amplo Sertão Sergipano, membros da Academia Gloriense de Letras, além de professores, escritores e pessoas da comunidade.

Assessoria de Comunicação da AGL