AGL promove palestra com Pedro Varoni

07/03/2016

Neste último sábado, 05 de março, aconteceu na Câmara de Vereadores, em Nossa Senhora da Glória, o evento inaugural do ano acadêmico de 2016 da Academia Gloriense de Letras (AGL). Um momento ímpar, cuja abertura ficou a cargo do acadêmico Edson Bastos, que encantou a todos com uma belíssima apresentação musical.

Em seguida, atendendo gentilmente ao convite da AGL, o diretor de jornalismo da TV Sergipe, o jornalista e linguista Pedro Henrique Varoni de Carvalho proferiu uma aula aberta sobre a história recente da música popular brasileira. Varoni, que possui sólida formação acadêmica e realiza pesquisas de pós-doutorado voltadas à Análise do Discurso Político, discutiu com o público presente o caráter marcante da nossa MPB que se transformou num discurso que reflete e refrata a ordem social e antropológica. Apresentando uma visão crítica sobre o Movimento Tropicalista, surgido no final dos anos 1960, Pedro tomou como base a trajetória de um dos grandes nomes desse movimento, Gilberto Gil, e promoveu uma reflexão muito produtiva que discutiu as noções de nacional, popular, cultura, identidade, poética e política, tudo a partir da obra desse artista notável. Na ocasião, lançou em Nossa Senhora da Glória seu mais recente livro, fruto de sua pesquisa de doutorado: "A voz que canta na voz que fala: poética e política na trajetória de Gilberto Gil".

Dando continuidade ao evento, a AGL prestou uma homenagem ao seu Patrono-Mor, Padre Leon Gregório, com a exibição de um vídeo-documentário sobre a vida do ilustre padre, do acervo da acadêmica Cacia Valeria. O presidente da AGL, o acadêmico Jorge Henrique, ainda falou aos presentes sobre o projeto cultural da entidade, sua agenda de ações programadas para 2016 e convidou a todos para se somarem à AGL em prol do desenvolvimento cultural do sertão. Finalizando esse grande ato inaugural, o acadêmico Edson Bastos ainda brindou aos convidados declamando versos inéditos da lavra do poeta Euvaldo Lima, dedicados ao Padre Leon Gregório.

O evento, que foi aberto ao público, foi prestigiado por representantes de outras academias literárias de Sergipe. Estiveram presentes representações da Academia Sergipana de Letras, Academia Itabaianense de Letras, Academia Dorense de Letras, Academia Estanciana de Letras, Academia Literária do Amplo Sertão e Academia Canideense de Letras e Artes, além de estudantes e professores da comunidade.

Mais uma vez, a AGL ratifica seu compromisso de se tornar, cada vez mais, uma importante mediadora das letras e da cultura de Nossa Senhora da Glória e uma grande promotora do desenvolvimento cultural da região.

Assessoria de comunicação da AGL