AGL prestigia instalação da Academia Dorense de Letras

12/06/2014

No aniversário da emancipação política de Nossa Senhora das Dores, 11 de junho, aconteceu a instalação da Academia Dorense de Letras (ADL). Na solenidade, que teve início as 9h no auditório da Câmara Municipal, realizaram-se também o lançamento do cordel "O que é uma Academia" - de autoria de uma das fundadoras do sodalício, Maria de Lourdes Santos Cerqueira - e o lançamento do Selo Comemorativo dos Oito Séculos da Língua Portuguesa.

Representando a primeira academia literária fundada no interior sergipano, a Academia Gloriense de Letras (AGL), fez-se presente ao evento seu presidente, Sr. Jorge Henrique Vieira Santos, ocupante da cadeira de nº 4.

Além da AGL, todas as demais instituições literárias sergipanas estavam ali representadas: a Academia Sergipana de Letras (ASL), a Academia Estanciana de Letras (AEL), a Academia Itabaianense de Letras (AIL), a Academia Tobiense de Letras e Artes (ATLAS), a Academia Lagartense de Letras (ALL) e a Academia Laranjeirense de Letras (ALLE) e a Academia Literária do Amplo Sertão Sergipano (ALAS). O evento contou também com as presenças de familiares dos acadêmicos fundadores, de autoridades políticas e de membros da comunidade.

Foram diplomados na ocasião três dos membros fundadores do sodalício: os professores Luís Carlos de Jesus e João Paulo Araújo de Carvalho e o cordelista José Barbosa. Segundo Sr. João Paulo Araújo de Carvalho, presidente do recém-fundado sodalício, as diplomações seguem até o dia 23 de outubro, outra data marcante para a história da localidade.

A acadêmica Maria de Lourdes Cerqueira realizou o lançamento do cordel "O que é uma Academia" e, para brindar os presentes, leu seus versos para todos, feito que foi aplaudido com entusiasmo.

Um dos momentos marcantes do evento foi protagonizado pelo poeta do cordel, José Barbosa, que declamou um de seus mais recentes trabalhos e encantou a todos com sua poesia de fino humor.

Encerrando as atividades, Sr. José Ginaldo de Jesus, representando a assessoria de comunicação dos Correios de Sergipe, realizou o lançamento do Selo Comemorativo dos Oito séculos de Língua Portuguesa. Dentre os acadêmicos e autoridades presentes convidados para fazerem a obliteração do referido selo, estava o presidente da Academia Gloriense de Letras, Sr. Jorge Henrique Santos.