AGL no III Encontro Sergipano de Escritores

27/10/2014

A 3ª Edição do Encontro Sergipano de Escritores aconteceu no dia 25 de outubro, das 8h às 17h30, na Sociedade Semear, em Aracaju-SE.
O evento contou com duas palestras e uma mesa redonda. 
A primeira delas, foi proferida pela professora Dra. Rita de Cácia, da Universidade Federal de Sergipe. A professora, que coordena o Núcleo de Pesquisa em Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência naquela instituição, falou sobre o Projeto Educare, que já com dez coletâneas publicadas, em formato impresso e digital, vem contribuindo com a formação e atuação de educadores pela produção científica voltada à Educação Inclusiva. 
A segunda palestra foi proferida pelo professor Dr. Aderaldo Luciano, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que é um especialista no cordel brasileiro. O professor Aderaldo discorreu sobre a vida e a obra do grande poeta do cordel Manuel D´Almeida Filho, ressaltando sua importância para a consolidação desse gênero literário em Sergipe e no Brasil.
A Mesa Redonda, que contou com a participação dos presidentes e representantes das academias de letras de Sergipe, discutiu o papel dessas academias na disseminação da cultura letrada nas cidades em que atuam. 
O Encontro serviu para que escritores, pesquisadores, editores pudessem trocar informações e experiências e tirar dúvidas, a fim de estimular a profissionalização da editoração e distribuição de obras em Sergipe.
No evento também houve lançamento de cerca de quarenta livros, um dos quais foi a "Seleta do II Encontro Sergipano de Escritores", que reúne textos de 76 escritores que participaram do encontro no ano anterior. Segundo Domingos Pascoal, organizador da coletânea, o dinheiro arrecadado foi totalmente revertido em doações para a construção da Igreja Irmã Dulce.
Assessoria de Comunicação da AGL