AGL lança nova antologia e empossa escritora argentina

07/03/2022

A Academia Gloriense de Letras (AGL), sempre atenta aos demandas sociais e ciente do seu papel, criou, em 2021, a antologia Vidas sem Preconceito, cujos organizadores são os professores Carlos Alexandre, Evilásio Celestino e Lucas Lamonier. A primeira edição teve como tema a questão LGBTQIAP+ e reuniu escritores(as) de diversas regiões do nosso estado, constituindo a primeira antologia dessa natureza em Sergipe.

Na sexta-feira, 11/02/2022, às 19h, nas dependências da Câmara Municipal de Nossa Senhora da Glória, a AGL fará o lançamento da segunda edição dessa antologia que tem como tema Vidas Negras Importam, pois o número de pessoas negras que são assassinadas e sofrem por conta do racismo estrutural impregnado na sociedade é assustador. Essa ferida parece estar longe de ser cicatrizada, por isso é importante construir uma rede antirracista, possibilitando que essas vozes tenham espaço e sejam ouvidas.

A obra em questão reúne contos, cordéis, crônicas e poemas de 27 escritores(as) parceiros(as) com uma abordagem em combate ao racismo. Os textos expressam o olhar dos(as) autores(as) sobre a temática e podem ser trabalhados por professores(as) em suas salas de aula. Sabemos que a escola é um espaço plural e não pode se eximir desta pauta.

Não podemos ficar afirmando que não somos racistas, porque somente esta postura não mudará o cenário. É preciso assumir uma atitude antirracista, desconstruindo o racismo existente em nossas ações e discursos. Só assim criaremos novos horizontes, acolhendo todas as pessoas. Continuemos lutando e seguindo o exemplo do nosso Patrono-mor, Pe. Léon Gregório.

Araceli Otamendi
Araceli Otamendi

Ainda no dia 11 de março, em Sessão Especial, a Academia Gloriense de Letras dará posse a mais uma acadêmica correspondente: a escritora argentina Araceli Otamendi. Araceli nasceu em Quilmes, Província de Buenos Aires e vive há muito tempo na Cidade Autônoma de Buenos Aires. Graduada em Análise de Sistemas (Universidad Tecnológica Nacional/Fac. Regional Buenos Aires). Cursou estudos de literatura principalmente na oficina de Mirta Arlt. É escritora e jornalista e dirige as revistas de cultura digital Archivos del Sur e Barco de papel há vinte anos. Publicou os romances policiais Pájaros debajo de la piel y cerveza - Premio Fundación El Libro para novos escritores de 1994 e Extraños en la noche de Iemanjá. Em 2000, sua antologia de escritores hispano-americanos Imágenes de New York foi apresentada no Centro Rey Juan Carlos I em NYU, Nova York. Estudou pintura, roteiro de cinema, dramaturgia, realizou seminários de Literatura Policial, com Ricardo Piglia (UBA), Seminário de pensadoras. Coordena oficinas literárias e seminários de literatura.

Assim, a AGL se enriquece com a chegada de mais um membro e promove uma ação significativa na defesa do preconceito racial, construindo novos olhares e conectando pensamentos.

Carlos Alexandre N. Aragão

Presidente da AGL (2020-2022)