AGL instala o Movimento Cultural Via Láctea

25/10/2016

A Academia Gloriense de Letras (AGL) realizou na noite de 22 de outubro de 2016 a Sessão Solene Instalação do Movimento Cultural Via Láctea (MVL), Posse e Diplomação de seus oito primeiros membros. A cerimônia coroou com requinte e elegância uma semana de intensas atividades culturais.
Desde o dia 19, a AGL promoveu em diversos espaços da cidade, sobretudo nas escolas públicas e particulares, inúmeras atividades que envolveram música, poesia, dança, teatro, cinema, oficinas e rodas de debate. Todas essas ações integram a Semana Literária do "II Encontro Gloriense de Escritores e Leitores - EGEL". Esse evento teve seu ponto culminante no domingo, 23, com o lançamento da antologia "A Glória das Letras no Sertão das Palavras" e transformou a cidade num grande celeiro cultural.O MVL, instalado nessa ocasião, teve como palco a Câmara Municipal de Vereadores de Nossa Senhora da Glória e reuniu diversas autoridades, profissionais liberais, educadores e uma representante da Academia de Letras de Aracaju, Profa. Ana Leal, que também ministrou uma oficina sobre Mito e Poesia no mesmo dia.
Durante a elegante cerimônia, o presidente da AGL, Jorge Henrique Vieira Santos, deu posse aos membros fundadores do MOVIMENTO VIA LÁCTEA: Aparecida Sousa (do Palácio das Artes), Joana Melo, Lizzy Melo, Lizandra Mota, Viviane Andrade, Vanioraria Lima, Miriam Amaral e Danillo Aragão. Todos artistas ou agentes culturais locais ligados a diversos segmentos.
A proposta de criar o MVL, segundo as palavras do próprio Presidente da AGL, o poeta e professor Jorge Henrique, se deu pela necessidade de articular agentes fomentadores da cultura local que vinham desenvolvendo isoladamente suas ações. Além disso, com o apoio desse movimento vinculado à AGL, esta pretende ampliar a abrangência de suas ações, extrapolando o universo das letras e agregando às ações que desenvolvem outros segmentos que muito fazem pelo fortalecimento da cultura local.
E o MVL já mostrou a que veio. Ao longo da Semana Literária, seus oito membros envolveram-se em todas as atividades, colaborando enormemente para o sucesso do evento.
Como foi dito acima, a antologia que marca o ponto culminante do EGEL 2016, é uma obra que também cumpre a função para a qual foi concebida: revvelar novos talentos locais. Ela reúne e traz ao público textos de quarenta escritores da região. São contos, crônicas, poemas, ensaios, reflexões e reminiscências. Além deles, há na antologia os 15 textos finalistas do "II Concurso Literário Profa. Mária Iracema dos Santos", que buscam revelar os talentos glorienses do amanhã.
Com a realização do EGEL e a instalação da Movimento Cultural Via Láctea, a AGL dá com firmeza mais um decisivo passo para a consolidação de sua meta e se consagra como a grande mediadora da cultura de Nossa Senhora da Glória.

Vida longa à AGL!