AGL homenageia Tenente Sanfoneiro

28/08/2016

Cumprindo uma de suas finalidades estatutárias e regimentais, qual seja a de homenagear ilustres personalidades glorienses que tenham realizado relevantes feitos em favor da cultura em nosso município, a Academia Gloriense de Letras (AGL) homenageou o artista gloriense José Hernesto dos Santos, o sanfoneiro Tenente.

Essa comenda se deve ao grande valor do conjunto de sua obra artística. Tenente, aos 17 anos, foi apresentado ao instrumento que lhe designaria no futuro e do qual se tornaria um grande mestre. De imediato, apaixonou-se pela sonoridade do acordeão e aprendeu a dominar todas as suas escalas e harmonias. Tornou-se exímio instrumentista e passou a se apresentar nas tradicionais festas juninas, que tanto definem a identidade cultural do sertão sergipano e do Nordeste brasileiro.

Tocou ao lado de grandes músicos, propagando nossa cultura por onde foi. Um desses grandes nomes, de quem se tornou amigo e parceiro, foi o famoso Erivaldo de Carira, com quem compôs, em parceria, um de seus maiores sucessos, a canção "Fazenda Velha", a qual traz a marca criativa de nosso querido Tenente e que também foi gravada por outro gloriense notável, Sergival Silva.

A sanfona e as notas de qualidade ímpar que saem das mãos habilidosas de Tenente elevam o nome e a cultura sertaneja e engrandecem a música gloriense. E seu legado para Nossa Senhora da Glória não se limita aos seus feitos e ao conjunto de sua obra, vão além. Ele sempre se manteve envolvido na tradição do forró pé de serra, tocando e distribuindo simpatia nas suas músicas e interpretações, ou incentivando outros artistas da terra. Além disso, é pai do músico Paulo, vocalista do conhecido Musical Syriu's, que sempre anima as festas da região, e do notável músico Hernandes do Acordeon, que é respeitado e admirado por todos os que trabalham no ramo. Hernandes do Acordeon, seguindo a estrada aberta pelo pai, vem se apresentando com grandes nomes desse estilo musical e desponta como um dos melhores instrumentistas do gênero na atualidade. Na letra da canção "Fazenda Velha", o grande sucesso de Tenente, parece que já havia uma profecia do que aconteceria com seu filho:

"Mas agora é diferente

Veja o que aconteceu

Meu pai já foi sanfoneiro

Hoje quem toca sou eu

Vou levando esta vida

É a sorte que Deus me deu".

Por esse rico patrimônio cultural que vem construindo ao longo de sua trajetória e que deixa como legado à arte de Nossa Senhora da Glória, de Sergipe e do Brasil, a Academia Gloriense de Letras conferiu, em 20 de agosto de 2016, ao ilustre cidadão José Hernesto dos Santos a Medalha e o Certificado de Honra ao Mérito.