AGL homenageia o artesão Véio

03/07/2015

Cumprindo uma de suas finalidades estatutárias e regimentais, qual seja a de homenagear ilustres personalidades glorienses que tenham realizado relevantes feitos em favor da cultura em nosso município, a Academia Gloriense de Letras (AGL) homenageou o artista gloriense Cícero Alves dos Santos, o Véio.

Essa comenda se deve ao imenso valor do conjunto de sua obra artística. Sua obra (que reúne mais de 15.000 peças esculpidas ao longo dos seus 67 anos) constitui, inegável e reconhecidamente, o elemento cultural que mais eleva e projeta o nome do município de Nossa Senhora da Glória e o estado de Sergipe para além de suas fronteiras territoriais.

Véio notabilizou-se na década de 80 com suas esculturas em miniatura, feitas a canivete, esculpidas até em palitos de fósforo! Depois disso, realizou diversas exposições em várias partes do país. Sempre reinventando sua técnica criativa, anos depois voltou a se destacar no cenário artístico, dessa vez com peças enormes, em madeira quase bruta.

Um dos aspectos iniciais de sua arte era o estado natural de sua matéria-prima, pois se recusava a utilizar cores. Novamente se reinventando, anos depois passou a empregar cores sólidas em tonalidades fortes e contrastantes, em peças cada vez mais conceituais e menos figurativas.

Em 2004, já consagrado nacionalmente, tinha exposições permanentes no Memorial de Sergipe - Aracaju/SE, no Museu do Folclore Edson Carneiro/RJ e na Galeria de Arte Pé de Boi/RJ.

Em 2006, seu sítio "SóArte" desperta novamente a atenção de todos ao expor peças em estado bruto re-significadas, compondo um universo particular que materializa o imaginário do sertanejo, em suas mais diversas manifestações sócio-culturais. Esse feito motivou a produção de dois documentários sobre o artista. O "Nação Lascada de Véio: a Glória do Sertão", produzido para a 3ª Edição do DOCTV e exibido em rede nacional pela Tv Cultura, e o documentário "Véio", da cineasta Adelina Pontual, também exibido nacionalmente pela Tv Cultura.

Em 2010, Véio expôs na Galeria Estação, em São Paulo.

Em 2012, suas esculturas integraram a exposição coletiva "Teimosias da Imaginação", organizada pelo Instituto Tomie Ohtake, também em São Paulo. O sucesso dessa sua última participação lhe rendeu um convite para participar de uma exposição na Galeria Cartier, em Paris.

Neste ano de 2015, já consagrado internacionalmente, Véio realiza uma exposição individual na Abadia de São Gregório, em Veneza, Itália.

A exposição, sob a curadoria de Stefano Rabolli Panser foi aberta ao público no dia 8 de maio e exibiu a quem teve o privilégio de visitá-la, italianos e visitantes de outras partes do mundo, 104 esculturas de nosso mais ilustre artista.

Por esse rico patrimônio cultural que vem construindo ao longo de sua e que deixa como legado à arte de Nossa Senhora da Glória, de Sergipe e do Brasil, a Academia Gloriense de Letras conferiu, em 03 de julho de 2015, ao ilustre cidadão Cícero Alves dos Santos a Medalha e o Certificado de Honra ao Mérito