AGL homenageia Leunira Batista e Leonice Lima

Cumprindo uma de suas finalidades estatutárias e regimentais, qual seja a de homenagear ilustres personalidades glorienses que tenham realizado relevantes feitos em favor da cultura em nosso município, a Academia Gloriense de Letras (AGL) homenageou as glorienses LEUNIRA BATISTA SANTOS SOUSA e LEONICE SANTOS LIMA.

Essa comenda se deve ao trabalho pioneiro de pesquisa e levantamento de dados históricos sobre o município de Nossa Senhora da Glória realizado pelas ilustres homenageadas em 1978.

A idéia de empreender uma pesquisa abrangente sobre a história do Município de Nossa Senhora da Glória, que é sedutora para alguns estudantes universitários glorienses na atualidade foi posta em prática pela primeira vez há 37 anos por essas ilustres glorienses que temos a alegria de homenagear nesta noite.

Mediante entrevistas realizadas com os habitantes mais antigos da localidade (quase todos já falecidos hoje), e através de investigação nos documentos antigos, elas descreveram a história e o desenvolvimento do município, sob vários aspectos, desde a origem do povoado Boca da Mata. Contaram, não podemos esquecer, com a colaboração de Anacélia Andrade, Marlene Alves Feitosa Silva, Maria Aparecida Oliveira e Palmira Freire do Nascimento.

O fruto dessa pesquisa foi publicado sob o título "Nossa Senhora da Glória e sua História" em 26 de setembro de 1978, em comemoração ao Cinquentenário da Emancipação Municipal.

A pesquisa foi mimeografada, devido aos recursos de que se dispunha na época e, embora não atendesse aos rigores científicos que uma pesquisa dessa envergadura demanda, constituiu, desde então, uma parte importantíssima do acervo da biblioteca da recém-criada Divisão de Educação e Cultura do Município, servindo de fonte para pesquisas escolares e contribuindo para o resgate da memória histórica deste município.

Por esse singelo, mas significativo legado deixado para as próximas gerações, a Academia Gloriense de Letras conferiu, em 03 de julho de 2015, às ilustres glorienses LEUNIRA BATISTA SANTOS SOUSA e LEONICE SANTOS LIMA a Medalha e o Certificado de Honra ao Mérito