AGL homenageia Dona Janete

12/09/2015

Cumprindo uma de suas finalidades estatutárias e regimentais, qual seja a de homenagear ilustres personalidades glorienses que tenham realizado relevantes feitos em favor da cultura em nosso município, a Academia Gloriense de Letras (AGL) homenageou a senhora JOSEFA ALICE DE ANDRADE OLIVEIRA (JANETE OLIVEIRA).

Essa comenda se deve ao trabalho de resgate e incentivo cultural no município de Nossa Senhora da Glória realizado pela homenageada desde a década de 1970.

A senhora conhecida por Dona Janete (cujo nome é Josefa Alice de Andrade Oliveira) nasceu em Macambira, mas, em 31 de agosto de 2001, recebeu o título de cidadã gloriense, concedido pela Câmara Municipal de Nossa Senhora da Glória, graças às suas contribuições para o resgate das tradições culturais de nosso município.

Dona Janete escreve contos e peças teatrais desde pequena. Em 1957, mudou-se com seu marido para Porto da Folha, onde criou um grupo de teatro, sendo autora das principais peças que o grupo interpretava.

Na década de 1970, mudou-se para Nossa Senhora da Glória e logo começou a ajudar na articulação dos espetáculos da Paixão de Cristo e de peças teatrais com o grupo de jovens da Igreja Católica.

Em 1997, assumiu a Diretoria de Cultura do município, revitalizou o grupo de reisado, organizou gincanas e festivais, concursos e diversas apresentações culturais, sempre valorizando o folclore e as tradições locais.

Por mais de uma década presidiu o Apostolado da Oração, movimento católico mais antigo da Paróquia de Nossa Senhora da Glória. Até hoje, organiza a Via Sacra encenada e apresentações religiosas, bem como, integra a equipe de eventos da paróquia.

Por esse singelo, mas significativo legado deixado para as próximas gerações, a Academia Gloriense de Letras conferiu, em 12 de setembro de 2015, a ilustre cidadã gloriense JOSEFA ALICE DE ANDRADE OLIVEIRA (JANETE OLIVEIRA) a Medalha e o Certificado de Honra ao Mérito