AGL homenageia a professora Maria Luzinete

10/10/2015

Cumprindo uma de suas finalidades estatutárias e regimentais, qual seja a de homenagear ilustres personalidades glorienses que tenham realizado relevantes feitos em favor da cultura e educação em nosso município, a Academia Gloriense de Letras (AGL) homenageou a senhora MARIA LUZINETE OLIVEIRA. Essa comenda se deve aos serviços educacionais prestados no município de Nossa Senhora da Glória realizados pela homenageada por mais de quatro décadas.

A senhora Maria Luzinete Oliveira, atualmente com 90 anos, é filha do casal de lavradores Miguel José de Oliveira e Santulina Oliveira. Começou a lecionar ainda muito jovem, ministrando aulas de reforço. Em 1960, foi contratada pelo então prefeito, Filemon Bezerra Lemos, para lecionar no Povoado Lagoa Bonita (na época Feirinha). Transferida para o Colégio Cícero Bezerra em 1965, assumiu turmas do antigo Primário (atual Ensino Fundamental Menor).

Aposentou-se na década de 90 com a sensação de dever cumprido. Como exemplo a ser seguido, deixou um legado de dedicação e responsabilidade em sua profissão. Modelo de educadora que, além de transmitir conhecimentos, cuidava em passar princípios de ética, moral e cidadania a todos os seus educandos.

Cumpre destacar que D. Luzinete fundou, juntamente com o Pe. Leon Gregório, Patrono-Mor da AGL, o grupo de Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística da Paróquia Nossa Senhora da Glória.

Por esse singelo, mas significativo legado deixado para as próximas gerações, a Academia Gloriense de Letras conferiu, em 10 de outubro de 2015, à ilustre cidadã gloriense, MARIA LUZINETE OLIVEIRA, a Medalha e o Certificado de Honra ao Mérito.