AGL estimula novos talentos

23/05/2023

IX Concurso Literário Professora Maria Iracema Santos: Estimulando a criatividade e o talento dos jovens escritores

A Academia Gloriense de Letras (AGL), em parceria com o Movimento Cultural Via Láctea (MVL), está lançando o tão esperado IX Concurso Literário Professora Maria Iracema Santos. O evento, que já se tornou uma tradição na cidade, tem como objetivo principal incentivar a produção escrita entre os estudantes do Ensino Fundamental e Médio, tanto das escolas públicas quanto das particulares de Nossa Senhora da Glória e dos municípios sergipanos.

Com um tema de livre escolha, o concurso busca estimular a criatividade e a expressão literária dos jovens. As categorias contempladas são: Conto, Crônica e Poesia, dando a oportunidade para que cada estudante explore seu gênero preferido.

Para participarem, basta que os estudantes estejam devidamente matriculados nas escolas da região. Cada aluno pode concorrer com apenas um texto em cada categoria, garantindo assim que todos tenham a chance de compartilhar sua visão e talento com o público. Vale ressaltar que os textos devem ser inéditos.

As inscrições serão realizadas de forma online, por meio do site oficial da Academia Gloriense de Letras (https://www.academiagloriensedeletras.org/), a partir do dia 22 de maio até o dia 31 de julho de 2023.

A avaliação e seleção dos textos ficarão a cargo de uma comissão julgadora composta por renomados acadêmicos da Academia Gloriense de Letras e do Movimento Cultural Via Láctea. Os resultados serão divulgados no dia 31 de agosto de 2023, durante a Festa Literária de Glória (FLIG), além de serem anunciados nas redes sociais da academia.

Para incentivar ainda mais a participação dos jovens escritores, os 30 melhores textos de cada ciclo de ensino serão publicados na Antologia "O Florescer das Letras". Os alunos que tiverem seus textos selecionados terão o privilégio de receber um exemplar da antologia, juntamente com um certificado de participação. Os professores orientadores e as escolas também serão reconhecidos, recebendo exemplares e certificados de participação.

Os primeiros colocados em cada categoria serão premiados com 2 exemplares da Antologia, um Certificado de participação e um kit especial das publicações da AGL. Essa é uma oportunidade única para os jovens escritores verem seu talento reconhecido e compartilhado com um público mais amplo.

O lançamento da Antologia "O Florescer das Letras" está previsto para o dia 12 de dezembro de 2023, Dia Municipal da Poesia, em uma celebração especial que reunirá os participantes, professores, familiares e amantes da literatura da região. Será um momento emocionante, no qual os talentos literários serão homenageados e as palavras ganharão vida.

O IX Concurso Literário Professora Maria Iracema Santos é uma oportunidade incrível para os jovens escritores mostrarem sua criatividade, expressão e amor pela literatura. Além disso, é uma chance de aprender com as experiências e talentos de outros colegas, aprimorando suas habilidades e se inspirando para novas histórias.

A AGL e o MVL convidam todos os estudantes a participarem desse desafio literário. Solte sua imaginação, mergulhe nas palavras e compartilhe suas histórias com o mundo!

Não perca essa oportunidade de fazer parte de uma jornada literária emocionante e mostrar seu talento para o mundo. 

Junte-se a nós no IX Concurso Literário Professora Maria Iracema Santos e deixe sua imaginação voar alto, transformando palavras em histórias que encantarão a todos. A literatura é um mundo de descobertas e possibilidades infinitas, e você tem o poder de trilhar esse caminho. Seja parte dessa celebração da arte e da escrita.