AGL empossa novos membros

11/07/2016

Em noite de gala, a Academia Gloriense de Letras (AGL) promoveu no último sábado (09), na Câmara Municipal de Nossa Senhora da Glória, uma Sessão Solene de Recepção e Posse de Membros Efetivos, Correspondente e Honorário. Na oportunidade, foram empossados, como Membros Efetivos: Joelino de Oliveira Dantas, na cadeira número 15, patroneada por Hermes Floro Bartolomeu de Araújo Fontes, e Kelber Rodrigues de Souza, cadeira número 18, patroneada por Joaquim do Prado Sampaio Leite; como Membro Correspondente: Geraldo Oliveira Aragão, cadeira número 06, patroneada por Ermínia Cecília Santos e, como Membro Honorário, Christina Bielinski Ramalho, cadeira número 02.

Em seu discurso, o presidente da AGL, enfatizou a importância da chegada dos novos membros ao Sodalício, o enriquecimento cultural que isso representa e os frutos positivos que a Academia Gloriense de Letras já logrou em sua curta trajetória de atuação. Ao término da apresentação dos neoacadêmicos, procedeu-se à entrega dos diplomas, togas e medalhas da AGL.

Após assinatura do Termo de Posse, o acadêmico Edson Magalhães Bastos Júnior, cadeira número 5 de Membros Fundadores, representando o acadêmico Euvaldo Lima dos Reis, cadeira número 6, também de Membros Fundadores - que teve ausência justificada - fez a saudação, em belos versos de cordel, ao novo membro, Geraldo Aragão. No emocionante discurso, o neoacadêmico foi anunciado como "um carioca gloriense", referência à atual moradia do confrade Geraldo Aragão, que é natural de Nossa Senhora da Glória, com residência fixa em terra carioca. O acadêmico Edson Bastos discorreu, em tom emocionado e poético, as linhas traçadas em cordel pelo cordelista Euvaldo Reis, mostrando a marcante trajetória do novo confrade, suas aventuras, como professor, comunicador e poeta eleito Vice-Presidente da Academia Brasileira de Literatura de Cordel.

Ainda em tom embargado, o acadêmico Edson Bastos, muito honrado, falou da noite especial em que todos foram acalentados mais uma vez pela emoção e realizou a recepção solene à neoacadêmica Christina Bielinsk Ramalho, na cadeira número 2 de Membros Honorários. Ressaltou a atuação honrosa da poetisa, cronista, contista e crítica literária, professora Christina Ramalho pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e sua inserção marcante em diversos projetos na área da literatura em Sergipe e pelo Nordeste, encontrando-se, atualmente, com vinte e seis livros publicados, oito deles após sua chegada à Sergipe. Além das fronteiras da universidade, destacou os trabalhos desenvolvidos pela neoacadêmica na área da cultura, que motivaram sua aproximação com a AGL, dentre eles: oficinas literárias no sertão sergipano, cursos, e, sobretudo, um intercâmbio que permitiu a assinatura de um convênio internacional entre a Academia Cabo-Verdiana de Letras e a Academia Gloriense de Letras. Como fruto dessa parceria, será publicado ainda este ano um livro com textos das duas academias com lançamento previsto para acontecer em Cabo Verde e aqui em Nossa Senhora da Glória. Na saudação à acadêmica, Edson Bastos, classificou o Projeto "Sergipe é Poesia", como âncora dos trabalhos desenvolvidos pela escritora, que contempla livros didáticos a serem distribuídos em escolas da rede pública de ensino, objetivando promover a poesia nos espaços da sala de aula das escolas públicas.

Na sequencia, a acadêmica Cácia Valéria de Rezende, cadeira número 12 de Membros Efetivos, fez a recepção solene ao neoacadêmico, professor e poeta gloriense Joelino de Oliveira Dantas. "Sua inspiração é contagiante e inesquecível. O professor Joelino é um aliado em fazer conhecer a cultura do sertão, além de criar possibilidades e caminhos para a arte", afirmou. Cácia Valéria relatou a vida escolar do confrade, bem como sua participação em diversos trabalhos na área literária.

A saudação ao neoacadêmico Kelber Rodrigues de Souza foi efetuada pelo confrade Carlos Alexandre Nascimento Aragão, cadeira número 13 de Membros Efetivos, que o considera pessoa muito especial e enriquecedora para a AGL. "Um aracajuano que resolveu desbravar o sertão sergipano. Além de ser um apreciador dos clássicos da literatura e da boa música, tem como características a solidariedade e a sinceridade". Na saudação, Carlos Alexandre pontuou a importância do título recebido pelo neoacadêmico como Membro Efetivo da pioneira das academias de letras do interior sergipano.

O discurso de posse do neoacadêmico Geraldo Aragão foi uma viagem ao nascedouro da arte de educar no sertão sergipano, ao fazer um panorama da vida da sua Patronesse, Dona Ermínia Cecília Santos, pioneira na missão de educar no município de Nossa Senhora da Glória, cuja data de nascimento coincidiu com o seu ingresso na AGL, dia nove de julho de 1917. Para ele, a criação da Academia Gloriense de Letras é um facho que vem iluminar o nosso povo. Ao final de seu discurso, o neoacadêmico fez um agradecimento especial aos seus familiares presentes no evento.

Em clima de emoção, a neoacadêmica Christina Ramalho fez um relato da sua vida desde a sua saída do Brasil, em busca de novas conquistas e, em seu retorno, a trajetória pelo nordeste, possibilitando resgatar a sua história acadêmica e a realização de sonhos interrompidos. Ressaltou a paixão por Sergipe em sua história de vida, atribuindo à força da sua fé na retomada de diversas ações na sua caminhada. Todavia, garantiu que por experiência pessoal, "através das palavras, as pessoas conquistam os seus espaços". De forma poética, assegurou que o sentimento do amor é capaz de abolir a sincronia do tempo. "Com as palavras somos capazes de conquistar a nossa identidade. Para mim, a palavra mais importante é o amor". Citou trechos bíblicos para demonstrar. E, concluiu o seu discurso com seu poema "A Palavra".

Joelino Dantas, agradecido pela indicação do seu nome para compor a AGL, de modo especial aos confrades, Jorge Henrique e ao confrade Domingos Pascoal, em discurso enfático e vitorioso, disse reconhecer a importância da missão que acaba de receber, garantindo cumprir a honra e a memória do seu patrono Hermes Fontes, cujo nome e a obra exaltou em seu discurso.

O neoacadêmico Kelber de Souza disse, em seu discurso de posse, que o seu ingresso na AGL o deixou tomado pela emoção e pelo fascínio, pelo prazer em fazer parte de um sodalício ao lado de diversos professores, um dentre os quais, Carlos Alexandre, foi seu companheiro na sua jornada de ingresso no segmento das letras. Garantiu que a data representa para ele um marco na busca incessante em fortalecer a cultura das letras, prometendo honrar o compromisso assumido e a confiança dos que compõem a AGL.

A Sessão Solene foi prestigiada por confrades representantes da Academia Sergipana de Letras, Academia Literária do Amplo Sertão, Academia Itabaianense de Letras, Academia Estanciana de Letras, da Academia Dorense de Letras e Academia Sergipana de Ciências Contábeis, além de familiares dos acadêmicos e da sociedade gloriense.

A grande noite festiva foi encerrada sendo servido um coquetel aos presentes.


Gileide Barbosa de Souza Santos

Secretária Geral da AGL

Cadeira nº 01 de Membros Fundadores

Jornalista - DRT 847/SE