AGL e UFS realizam mostra de cinema francês

07/05/2016

"Cine Qua Non" é um projeto de extensão do Departamento de Letras Estrangeiras da UFS, coordenado pelo Prof. Dr. Valter Pinheiro.

O projeto já realizou, em fevereiro, uma mostra dedicada ao cinema de "Jean Cocteau" e em março outra dedicada a "Carlos Saura". A mostra de abril, que teve por tema "Marguerite Duras", foi a primeira a ser realizada também no interior do Estado e, graças à parceria entre o Departamento de Letras Estrangeiras da UFS com a Academia Gloriense de Letras, a primeira cidade contemplada foi Nossa Senhora da Glória.

Assim, teve em Glória, no dia 07 de maio, a 5° mostra CINE QUA NON. Houve a exibição do filme "Hiroshima mon amour", que é um drama franco-japonês de 1959, 90', dirigido pelo cineasta Alain Resnais, com roteiro de Marguerite Duras. Houve ainda uma comunicação do Prof. Msc. Jonas José de Matos Neto sobre o contexto da 2ª Guerra Mundial e uma comunicação do Prof. Dr. Valter Pinheiro sobre a obra de Marguerite Duras, além de uma mesa de discussão sobre a película.

O evento aconteceu na Câmara de Vereadores e teve entrada franca.

A certificação foi emitida pela UFS.