AGL dá posse a novos membros e lança antologia

28/04/2023

Na noite dessa sexta-feira, 28 de abril de 2023, a Academia Gloriense de Letras (AGL), mais uma vez celebrou a cultura e a educação em Nossa Senhora da Glória numa solenidade marcada pela emoção e pelo reconhecimento. Foram empossadas como membros honorários dessa seleta arcádia literária a educadora Guiomar Goes e a artista plástica Maria Barreto. Na mesma solenidade, a AGL, sempre atenta às demandas sociais e ciente do seu papel, realizou o lançamento da terceira antologia Vidas Sem Preconceito.

A neoacadêmica Guiomar Souza Goes tomou posse na cadeira 06 de membros honorários e foi recepcionada pelo acadêmico Adebaldo Júnior com um discurso emocionante. Já a cadeira 07 de membros honorários passou a ser ocupada pela artista plástica gloriense Maria Oliveira Barreto, que foi recepcionada pela acadêmica Leunira Batista de forma afetuosa e entusiasmada. A AGL reconhece assim a significativa contribuição para o desenvolvimento educacional e cultural do município dada pela atuação de D. Guiomar ao longo de décadas. Da mesma forma, reconhece o significativo patrimônio cultural que vem sendo construindo ao longo de toda a trajetória de vida da artista plástica Maria Barreto e que é deixado como legado à arte de Nossa Senhora da Glória.

Na mesma solenidade, A AGL procedeu ao lançamento da terceira antologia Vidas Sem Preconceito. A terceira idade é uma fase valiosa e importante da vida que merece mais atenção e apoio da sociedade. Ao criar comunidades mais amigas do idoso, ao proporcionar oportunidades de aprendizagem ao longo da vida e ao apoiar os idosos no mercado de trabalho, podemos garantir que as pessoas na terceira idade possam continuar a dar contributos significativos para a sociedade e a desfrutar de vidas gratificantes. Foi justamente pensando nisso que se definiu a Terceira Idade em Evidência como tema para esta edição da antologia Vidas Sem Preconceito. A antologia foi criada em 2021 pelos acadêmicos Carlos Alexandre e Lucas Lamonier, em parceria com o professor Evilásio Celestino, e teve em sua primeira edição o tema A Questão LGBTQIAP+ e reuniu escritores(as) de diversas regiões do nosso estado, constituindo a primeira antologia dessa natureza em Sergipe. A segunda teve como tema Vidas Negras Importam, e reuniu contos, crônicas e poemas que laçaram luz sobre o racismo institucionalizado em nossa sociedade e convidaram à uma reflexão sobre a importância de se construir uma rede antirracista, que possibilite espaço a todas as vozes e identidades.

Assim, a AGL se enriquece com a chegada de novos membros e promove mais uma ação significativa, construindo novos olhares e conectando pensamentos.