AGL comemora seu 5º aniversário

17/12/2017

No último dia 12 de dezembro, os membros da Academia Gloriense de Letras (AGL) se reuniram no espaço de festas "Boteco do Sertão" para comemorar o quinto aniversário do sodalício. O concorrido evento contou com a presença de diversas autoridades, confrades e confreiras de outras Academias, professores, estudantes e a sociedade gloriense.

Já é do conhecimento de todos o quanto a AGL vem consolidando em suas ações em prol da difusão da cultura letrada e artística no território gloriense e do alto sertão, cumprindo o que está preconizado em seu Estatuto.

Ao comemorar seu quinto aniversário, o sodalício reafirma que o caminho trilhado está na direção certa, pois suas ações falam por si. Cumprindo uma de suas finalidades estatutárias e regimentais, qual seja a de homenagear profissionais e artistas de Nossa Senhora da Glória que, incansavelmente, contribuíram e contribuem para a valorização e materialização da cultura local, a AGL concedeu medalhas e certificados de Honra ao Mérito à educadora Maria Lucíola Santos, ao artista plástico Junior Leônio, à jovem escritora Fernanda Santos Souza e à entidade social Rotary Club.

Com o sentimento de GRATIDÃO, foi criado o PRÊMIO AGL (AMIGO DE GLÓRIA E DAS LETRAS) para homenagear pessoas e instituições que, ao contribuírem com as atividades da AGL, valorizaram a literatura e cultura gloriense e colaboraram para fortalecer a difusão da literatura local. Muitas das ações desenvolvidas pela Academia Gloriense de Letras contam com o apoio de diversos (as) parceiros (as). Assim, seu presidente, Lucas Lamonier Silva Santos, entregou o PRÊMIO AGL ao Prof. Dr. Alberto Roiphe, da Universidade Federal de Sergipe; à Profa. Dra. Ana Maria Leal, da Universidade Federal de Sergipe e membro da Academia de Letras de Aracaju; ao escritor e membro da Academia Itaianense de Letras e da Academia Sergipana de Letras, Antônio Francisco de Jesus (Saracura); à vereadora Ivaneide Lima F. Dantas, proponente da Lei que instituiu a AGL como Patrimônio Cultural Imaterial de Nossa Senhora da Glória; à cordelista e presidente da Academia Sergipana de Cordel, Izabel Cristina Santana do Nascimento; ao escritor e ex-presidente da Academia Dorense de Letras, João Paulo Araújo de Carvalho; à vereadora Maraysa Silva Dantas, proponente da Lei que instituiu o dia da instalação da AGL, 12 de dezembro, como o Dia Municipal da Poesia; à Secretária Municipal de Educação de Nossa Senhora da Glória, Maria Rosivânia Andrade, pelo apoio aos projetos da AGL; à escritora e presidente da Academia Cristinapolitana de Letras e Humanidades, Solange de Gama Pinheiro e à Academia Cabo-Verdiana de Letras.

Todos os convidados foram embalados pelas melodias do grupo musical DiVersos, de Monte Alegre de Sergipe, e pela Acrópole Sergipana. Assistiram a apresentações do Movimento Via Láctea e apreciaram a exposição do poeta e Membro da AGL, Rossi Magne.

A AGL é uma instituição inquieta e atuante, que sempre está em busca de transformar vidas e valorizar a cultura do seu povo. É seguindo este pensamento que, em janeiro de 2018, uma comitiva de membros da AGL irá a Cabo Verde, no continente africano, a fim de consolidar o convênio de intercâmbio cultural firmado em 2015 com a Academia Cabo-Verdiana de Letras (ACL) por meio da publicação da antologia "Literatura entre irmãos: Brasil e Cabo Verde", que reúne textos de autores da AGL e da ACL. Na ocasião, o presidente da AGL, que liderará a comitiva, também dará posse à escritora Vera Duarte Pina, presidente da ACL, como membro correspondente. Ainda no primeiro semestre de 2018, a AGL realizará a primeira Festa Literária de Glória (FLIG) em abril. Como se vê, a Academia Gloriense de Letras trabalha insistentemente em prol da cultura e do desenvolvimento do sertão, de Sergipe e do Brasil. Desse modo, resta-nos desejar VIDA LONGA À AGL!

Carlos Alexandre Nascimento Aragão

Diretor de Projetos e Eventos (2017-2018)