AGL comemora seu 4º aniversário

10/12/2016

A Academia Gloriense de Letras (AGL) realizou neste sábado, 10, a Sessão Especial em Comemoração ao seu 4º Aniversário e de Posse da nova Diretoria Executiva, que será timoneada por Lucas Lamonier Silva Santos, cadeira 14 de membros efetivos. A cerimônia, que aconteceu no Colégio Estadual Manoel Messias Feitosa, foi brilhantemente conduzida por Egicyane Lisboa, esposa do Presidente recém-empossado e titular da cadeira 02 de membros efetivos da Academia Canideense de Letras e Artes. O ato festivo e solene, no qual também foram concedidas medalhas de honra ao mérito e foi lançada a 1ª edição da REVISTA AGL, reuniu diversas autoridades, artistas, estudantes, profissionais da educação, profissionais liberais, representantes das academias de letras de Cristinápolis, de Nossa Senhora das Dores, de Estância, de Itabaiana, de Canindé do São Francisco, do Amplo Sertão, além de representantes da Academia Sergipana de Letras, amigos e familiares dos homenageados.

Após o cortejo acadêmico, a solenidade foi aberta pelo então presidente, Jorge Henrique Vieira Santos, que ressaltou a satisfação de ter contribuído para o surgimento e para a consolidação dessa relevante entidade cultural, enfatizou a abrangência das ações da AGL como mediadora dos processos de produção e circulação dos bens culturais da região, destacou seu papel agregador dos agentes culturais locais, e manifestou sua convicção na continuidade desse significativo trabalho pela diretoria que passa a assumir o comando da agremiação literária.

Em ato contínuo, tomou posse a Diretoria Executiva que conduzirá a AGL durante o biênio 2017-2018 e que ficou assim constituída:

1) PRESIDENTE: Lucas Lamonier Silva Santos;

2) VICE-PRESIDENTE: Cacia Valeria de Rezende;

3) SECRETÁRIO GERAL: Kelber Rodrigues de Souza;

4) SECRETÁRIO ADJUNTO: Joelino de Oliveira Dantas;

5) DIRETOR FINANCEIRO: André Luis Santos;

6) DIRETOR FINANCEIRO ADJUNTO: Rossemágne Alves dos Santos;

7) DIRETOR DE COMUNICAÇÃO E INTERCÂMBIO: Jorge Henrique Vieira Santos e

8) DIRETOR DE PROJETOS E EVENTOS: Carlos Alexandre Nascimento Aragão.

Em seu discurso, o Presidente recém-empossado, o acadêmico Lucas Lamonier Silva Santos, destacou a grande responsabilidade que passou a assumir, assegurou sua determinação em garantir os princípios e propósitos da AGL, enfatizou a alegria por lhe ter sido confiada tão digna missão e ressaltou o papel fundamental da unidade do corpo acadêmico na efetivação de suas metas institucionais.

Em seguida, procedeu-se ao ato de concessão das medalhas de honra ao mérito.

O acadêmico Domingos Pascoal de Melo, cadeira 10 de membros efetivos, proferiu homenagem, em nome da AGL, ao educador Leosmar Simplício da Silva, como reconhecimento ao produtivo trabalho de estímulo à leitura e à escrita que desenvolve à frente do projeto "Palco Literário" no Colégio Estadual Cícero Bezerra e no Colégio Padre Leon Gregório. Emocionado, em seu agradecimento, o educador ressaltou o empenho de seus alunos e os frutos desse lindo trabalho.

A homenagem ao estudante Lucas de Jesus Silva ficou a cargo do acadêmico Kelber Rodrigues de Souza, cadeira 18 de membros efetivos, que enfatizou o destaque obtido pelo estudante no Concurso Literário Profa. Maria Iracema dos Santos - 2015 e nas atividades relativas às duas edições do Encontro Gloriense de Escritores e Leitores, em 2015 e 2016. Emocionado, em seu agradecimento, Lucas ressaltou valores familiares e citou o poeta Drummond como um de seus ídolos.

O acadêmico André Luis Santos, cadeira 17 de membros efetivos, proferiu, em nome da AGL, a homenagem à artista plástica Maria Oliveira Barreto, ressaltando sua trajetória e o valor cultural do conjunto de sua obra. A terceira homenageada da noite, muito emocionada, destacou a importância em sua vida de tão digno reconhecimento pelo seu trabalho artístico.

Por fim, o acadêmico Rossemágne Alves dos Santos, cadeira 20 de membros efetivos, proferiu a homenagem à educadora Maria Dagmar Meneses pelo legado de dedicação e responsabilidade para com o magistério que deixou ao longo de sua trajetória profissional, ela que foi a segunda gestora do tradicional Colégio Estadual Cícero Bezerra.

Ainda fez uso da palavra a Presidente do Movimento Cultural Via Láctea (MVL), Joana Melo, que entoou uma canção de homenagem à Academia Gloriense de Letras.

A surpresa da noite ficou por conta da homenagem feita pelo corpo acadêmico da AGL àquele que conduziu as atividades do sodalício desde sua criação, em 2012, cumprindo dois mandatos de presidente, o acadêmico Jorge Henrique Vieira Santos, cadeira 04 de membros fundadores, que foi agraciado com o 1º Prêmio AGL de Incentivo Cultural. O troféu, obra do artista gloriense Luís Vieira, e a iniciativa de seus confrades e confreiras deixaram o ex-presidente muito emocionado. Em sua fala, ressaltou sua alegria de saber que o trabalho cultural da AGL permanecerá e frutificará ainda mais sob a nova gestão.

A noite festiva foi encerrada pelo presidente recém-empossado, Lucas Lamonier, que realizou o lançamento oficial da REVISTA AGL, publicação que registra a origem e as ações promovidas pela pioneira das academias de letras do interior de Sergipe ao longo de seus quatro anos de atuação. O presidente passou ainda alguns informes sobre as atividades planejadas para 2017.

Ao final, todos participaram de um brinde e de um coquetel de confraternização.

Diretoria de Comunicação de Intercâmbio da AGL - DCI/AGL