AGL comemora seu 3º aniversário

13/12/2015

A noite do último sábado, 12/12/15, foi regada a música, poesia, memórias e sorrisos em Nossa Senhora da Glória, pois a Academia Gloriense de Letras (AGL), a pioneira no interior de Sergipe, reuniu seus membros e convidados no Colégio Estadual Manoel Messias Feitosa para comemorar seu terceiro aniversário.
O evento, que teve em sua abertura uma belíssima apresentação musical ao violão, executada pelo acadêmico Ancelmo Aragão, foi marcado pela posse da pesquisadora em educação, Cácia Valéria de Rezende, como membro efetivo, e do pesquisador do cangaço, José Bezerra Lima Irmão, como membro correspondente. Com o ingresso desses dois membros, o quadro de acadêmicos efetivos desse Sodalício chega a 14 membros. O acadêmico Ancelmo Aragão proferiu a oração de recepção à neoacadêmica Cacia Valeria e a saudação ao neoacadêmico José Bezerra foi realizada pela acadêmica Verônica Sales.
A comemoração foi prestigiada por poetas, escritores, familiares dos acadêmicos empossados e confrades e confreiras de outras agremiações literárias de Sergipe: a Academia Riachuelense de Letras e Artes (ARLA), a Academia Literária do Amplo Sertão Sergipano (ALAS) e Academia Sergipana de Letras (ASL).
Houve ainda, durante o ato solene e festivo, a exposição poética "Leon Étienne Gregoire Lemaire", do poeta gloriense Rossi Magne, uma exposição fotográfica sobre a vida do Patrono-Mor da Academia, Padre Léon Gregóire, organizada a partir do acervo da acadêmica recém-empossada, Cacia Valeria de Rezende. Finalmente, para coroar o evento em grande estilo, o acadêmico Edson Bastos encantou a todos com uma belíssima apresentação musical à flauta transversa e os acadêmicos Luiz Alves (Gauchinho) e Euvaldo Lima declamaram belos poemas de suas lavras para embalar essa noite memorável com notas líricas.
Em seu pronunciamento, o presidente da academia, Jorge Henrique Vieira Santos enfatizou que, passados apenas três anos da criação da entidade, quando buscam elencar as atividades realizadas pela AGL, têm a certeza de que a direção escolhida foi a acertada e que:

"A criação da AGL estimulou o surgimento de outras academias no interior de Sergipe, impulsionou o mercado editorial da região e provocou uma significativa diversificação de oferta de eventos no âmbito da cultura, o que representa uma elevação na qualidade de vida da população do sertão".
A população que prestigiou o evento, mais uma vez, mostrou-se favorável ao projeto cultural da academia. Essa instituição, em seu curto período de existência, vem escrevendo uma nova história para o setor cultural de Nossa Senhora da Glória, firmando parcerias importantes com outras instituições e pessoas e agindo positiva e efetivamente em prol do desenvolvimento cultural e intelectual da população deste município e dos municípios vizinhos. Assim, a AGL cumpre com o seu papel social, oportunizando a todos momentos inesquecíveis e enriquecimento cultural. É nesse caminho que as letras passam a fazer sentido na vida de cada gloriense, tornando-os amantes da cultura e literatura. Parabéns a todos os membros dessa digna academia!

Carlos Alexandre Nascimento Aragão
Membro Efetivo
Cadeira nº 14