AGL celebra seu 9º aniversário

14/12/2021

As letras são semeadas por homens e mulheres desde o princípio do surgimento da escrita por volta de 3.500 anos a.C. pelas mãos dos povos mesopotâmicos. De lá para cá, a escrita passou por diversas transformações, cabendo ao homem aprender a usá-la.

Foi através do homem-livro, o sergipano Evando dos Santos erradicado no Rio de Janeiro, que a ideia da Academia Gloriense de Letras (AGL) floresceu. No dia 12 de dezembro de 2012, em solenidade pública, foi instalada a AGL, sob a batuta de oito membros fundadores, homens e mulheres que vislumbravam um amanhã mais pluricultural para o município de Nossa Senhora da Glória. Assim, a AGL se tornou a primeira academia interiorana dentre os setenta e cinco municípios sergipanos, tendo como Patrono-mor o Pe. Leon Gregório. Quanta honra e quanto desafio para este sodalício.

Ao longo desses nove anos, a AGL vem cumprindo a sua função estatutária, preservando a cultura, a literatura, a memória do seu povo e promovendo ações capazes de construir novas possibilidades para o cenário literário e cultural gloriense. Hoje, a AGL é composta por vinte seis membros efetivos, dez membros correspondentes e quatro honorários, pois recentemente a confreira Nair Aragão Feitosa Santos fez sua passagem. Cabe aqui registrar o exemplo de mulher e ser humano que ela foi e nos deixou a ser seguido.

Umas de suas ações significativas foi a criação e instalação em 20 de outubro de 2016 do Movimento Cultural Via Láctea (MVL), que iniciou as atividades com oito membros fundadores, mas que hoje já conta com treze membros.

A AGL tem a obrigação de ser exemplo para as diversas coirmãs, por ser a pioneira. Sentimo-nos honrados em participar das cerimônias organizadas por outros sodalícios, não medimos esforços para estarmos ao lado dos confrades e confreiras, como também, eles/elas nos fazem felizes ao participarem dos nossos eventos, porque acreditamos que juntos vamos muito mais além e que promover a literatura e a cultura deve ser fruto da união.

A AGL consolidou alguns projetos ao longo de sua caminhada que são essenciais para a sociedade gloriense, sertaneja e sergipana, pois o seu olhar plural acaba oportunizando grandes encontros e discussões. É o caso do Encontro de Jovens Escritores do Alto Sertão Sergipano (EJEASS), do Seminário das Academias Literárias de Sergipe (SALS), do Encontro Gloriense de Escritores e Leitores (EGEL), do Concurso Literário Professora Maria Iracema Santos, do Memorial Pe. Léon Gregório e da Festa Literária de Glória (FLIG).

Essas ações grandiosas se unem a outras desenvolvidas individualmente por seus membros, seja na esfera local, seja na regional, nacional ou internacional, como ocorreu em 2018 em Cabo Verde, África, e em 2019, em Cuba. Assim a instituição acaba cumprindo com sua função, conforme preconiza o seu estatuto, honrando o legado do seu Patrono-mor, Padre Léon Gregório.

A cerimônia em comemoração ao 9º Aniversário da AGL ocorreu no último domingo e contou com um público de aproximadamente 300 pessoas que se reuniu no auditório do SESC. Na ocasião, foi conferida a Medalha de Honra ao Mérito a homens e mulheres que colaboram com a cultura, literatura e arte do município (LAUDICE BATISTA SANTOS SANTANA, WASHINGTON LUIZ SANTOS, MÁRCIA FERNANDA OLIVEIRA BORGES SILVA, CARLOS OLIVEIRA NASCIMENTO, GICÉLIA SANTOS ANDRADE e a instituição CAPS LUZ DO SOL); Foi lançada a 2ª Edição da Revista AGL com textos de diversos escritores. A Revista encontra-se disponível para baixar no site da Academia; Foi realizada a entrega dos exemplares do "Cordel da FLIG", de autoria do acadêmico Jorge Henrique, a 17 escolas que compõem a rede municipal, estadual e particular do município e houve a premiação e entrega da antologia "O Florescer das Letras" com textos dos finalistas do VII Concurso Literário Professora Maria Iracema Santos aos estudantes, professores e escolas participantes. Os textos selecionados vêm de diversos municípios sergipanos, tais como: Nossa Senhora da Glória, Itabaiana, Japoatã, Itabaianinha, Amparo do São Francisco, Monte Alegre de Sergipe e Japaratuba. Os ganhadores desta edição foram Álvaro Farias Sousa, do Colégio Atena em Nossa Senhora da Glória, na categoria poema, e Anthony Ariel dos Santos Andrade, da Escola Municipal Tancredo Neves também em Nossa Senhora da Glória, na categoria prosa.

Em 2022, a AGL segue o mesmo ritmo, iniciando em fevereiro com uma conferência em homenagem ao centenário da Semana de Arte Moderna. Em março, haverá a posse de novos Membros Correspondentes e o lançamento da II antologia "Vidas sem preconceito", cujas inscrições encontram-se abertas até o dia 09 de janeiro de 2022, para envio de textos dentro da temática "Vidas Negras Importam". Em maio, ocorrerá o V Encontro de Jovens Escritores do Alto Sertão Sergipano e o lançamento do Regulamento do VIII Concurso Literário Professora Maria Iracema Santos. Em agosto, acontecerá o VIII Seminário das Academias Literárias de Sergipe. Em setembro, no período de 21 a 23, haverá a 3ª edição da FLIG, o VIII EGEL e o lançamento da antologia "O Florescer das Letras", com textos dos finalistas do VIII Concurso Literário Professora Maria Iracema Santos. Em outubro, haverá o aniversário do MVL e do Memorial Pe. Leon Gregório e, finalmente, no dia 12 de dezembro, a AGL festejará seus 10 anos de instalação.

Vida longa à AGL! Vida Longa ao MVL! Viva a Literatura! Viva a Cultura!

Carlos Alexandre Nascimento Aragão

Presidente (2021-2022)