AGL celebra a chegada de Sergival

04/07/2015

Nesta última sexta-feira, 03, a noite sertaneja em terras glorienses foi festejada com muita arte e literatura. Uma verdadeira festa cultural. A Academia Gloriense de Letras (AGL), primeira agremiação literária do interior do estado, criada há pouco mais de dois anos e meio, teve a honra e a alegria de receber como membro correspondente o grande artista e produtor de cultura, cantor, compositor e poeta do cordel, José Sergival da Silva, o nosso Sergival.

Além da incorporação do novo confrade, a AGL concedeu ainda comenda de honra ao mérito a três glorienses que contribuíram e contribuem para o enriquecimento cultural do município, e porque não dizer, do nosso estado e do nosso país, para fazer justiça ao alcance de suas obras.

A festa literária ocorreu na Câmara Municipal de Nossa Senhora da Glória, que se fez de fato a casa do povo, pois estava povoada de gente de toda parte, de toda cor, idade, gênero e ofício. A solenidade contou com personalidades do poder público, municipal, estadual e federal, do executivo e legislativo, da Academia Sergipana de Letras, de algumas academias literárias interioranas (Itabaiana, Riachuelo, Laranjeiras, Amplo Sertão Sergipano), além da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, cantores e compositores, artistas sergipanos, sociedade gloriense e demais cidadãos visitantes que, mais do que prestigiar, compuseram a harmonia do conjunto da celebração.

Filho do sertão gloriense atualmente em terras fluminenses, Sergival passou a ocupar a cadeira de nº 02 de membros correspondentes da AGL, na qual teve a alegria de homenagear e eternizar como patrono o, também poeta, saudoso João Silva Franco, o "João Sapateiro".

Sergival, artista consagrado pelo conjunto de sua obra, pelo valor poético de sua memória sertaneja, regou seu discurso de posse a partir da uma viagem pelo passado, em tom saudoso e embalado pelas trilhas de seu grande trabalho musical, "As Coisas do Caçuá", a partir do qual saudou tantos amigos e amigas, familiares e pessoas que foram e são importantes em sua trajetória.

O discurso de recepção ficou por conta do acadêmico Ramom Diego Câmara Rocha, ocupante da cadeira de nº 03 da AGL, que tem como patrono o poeta Augusto dos Anjos. O confrade emocionou a todos os presentes a partir da reflexão sobre os limites da arte, da cultura e de sua relação com as rotulações e categorizações que, muitas vezes, costumam-se fazer, finalizando suas boas vindas evocando a memória do poeta Mário de Andrade, assim recebendo nosso querido Sergival.

O momento de sua posse e diplomação foi ainda coroado por belíssimo testemunho de Joselito Franco, filho do poeta João Sapateiro, momento em que fomos todos conduzidos pelo seu recitar e seu declamar à presença do próprio Sapateiro, tamanha semelhança de entonação e intensidade poética.

O segundo da seleta lista foi o artesão Cícero Alves dos Santos, o "Véio", que conquistou o Brasil e o mundo com suas esculturas em madeiras (mais de 17.000 peças). Suas esculturas, modeladas em madeira de toda escala (de palitos de fósforos até grandes troncos de árvores), autodefinidas como verdadeiras peças literárias quadrimensionais que, na relação espaço x tempo, contam histórias, provocam reflexões sobre a vida e cotidiano do vivente sertanejo, e também do humano planetário. Pelo imenso valor cultural do conjunto de sua obra, o ilustre artesão recebeu da AGL a medalha de honra ao mérito.

Para fechar a noite, as professoras e escritoras Leunira Batista Santos Souza e Leonice Santos Lima receberam da AGL a mesma comenda, pelo belíssimo trabalho intitulado "Nossa Senhora da Glória e sua história (1978)", como o próprio título denuncia, foi o primeiro registro sistematizado sobre a história e o desenvolvimento do município, desde sua emancipação, em 1928, até o fim do primeiro cinquentenário.

Ato final, a solenidade contou com uma sessão de autógrafos do artista Sergival, em seu CD "As Coisas do Caçuá", e um "pocket show" do jovem artista gloriense, Danilo Aragão.

Edson Magalhães Bastos Júnior

Secretário Adjunto (2014-2016)