AGL amplia seu quadro acadêmico

06/08/2017

Neste sábado, 05 de agosto, numa cerimônia marcada por muita emoção, a Academia Gloriense de Letras (AGL) robusteceu mais uma vez seu quadro acadêmico com a chegada de dois novos membros efetivos e um membro correspondente. A solenidade, brilhantemente conduzida por Egicyane Lisboa, titular da cadeira 02 de membros efetivos da Academia Canideense de Letras e Artes, aconteceu no auditório da Câmara Municipal e foi prestigiada por diversas autoridades, acadêmicos, profissionais da educação, escritores, estudantes e familiares dos neoacadêmicos.

Tomou posse na cadeira 19 de membros efetivos, cujo Patrono é o escritor sergipano Amando Fontes, a educadora gloriense Maria do Carmo Sousa. Também, na cadeira 21 de membros efetivos, patroneada pelo escritor sergipano Joaquim Prata Souza, foi empossado o educador gloriense Adebaldo Feitosa de Sousa Júnior. Além desses ilustres intelectuais da terra, fazendo jus ao seu propósito de instituição cultural que visa aproximar tradição literária e contemporaneidade tecnológica, a AGL deu posse, online - por videoconferência - ao escritor sul-mato-grossense Rogério Fernandes Lemes na cadeira 04 de membros correspondentes, cujo Patrono é o ilustre poeta sul-mato-grossense Manoel de Barros. Toda a Sessão foi ainda transmitida, ao vivo, pela TV Glória (online).

A neoacadêmica Maria do Carmo foi recepcionada pelo acadêmico Carlos Alexandre Nascimento Aragão que, em seu discurso, ressaltou suas qualidades humanas e intelectuais, reconhecendo que a AGL se engrandece com sua chegada. O acadêmico André Luis Santos proferiu a saudação ao neoacadêmico Adebaldo Júnior ressaltando suas qualidades morais e intelectuais, além de enfatizar seu talento de exímio contista. Ao Presidente da AGL, Lucas Lamonier Silva Santos, coube a saudação ao neoacadêmico Rogério Fernandes, em que ressaltou seu talento de escritor a partir de alguns de seus poemas.

Num discurso emocionado, a nova acadêmica da AGL, Maria do Carmo, falou de sua emoção em integrar o Sodalício, rememorou passos de sua trajetória até ali, evocando nomes de familiares, amigos e professores que lhe são caros e proferiu um brilhante elogio ao seu Patrono, Amando Fontes. Por seu turno, o neoacadêmico Adebaldo Júnior, num discurso repleto de lirismo e emoção, manifestou também seu júbilo pelo ingresso na AGL e por poder, assim, homenagear alguém que lhe é muito especial, quase um pai, seu Patrono Joaquim Prata Souza. Por videoconferência, o neoacadêmico Rogério Fernandes proferiu seu juramento solene e num discurso sucinto enfatizou a alegria por seu ingresso na AGL e o compromisso que assume com esse digno Sodalício, de elevar seu nome e o do município de Nossa Senhora da Glória, além do compromisso de manter viva a memória cultural de seu Patrono, Manoel de Barros.

Para coroar essa noite de tantas alegrias, após seu discurso solene, em que enfatizou as ações culturais realizadas pela AGL em 2017 e destacar sua relevância como Mediadora da Cultura em nosso município e no Sertão sergipano, o Presidente de nossa agremiação literária, Lucas Lamonier Silva Santos, fez um pedido ao Prefeito de Glória, Francisco Carlos Nogueira Nascimento (Chico do Correio), para que este cedesse à AGL um prédio público localizado na Travessa Aloísio Villas-Boas (o calçadão), a fim de que a academia pudesse instalar ali o "Memorial Padre Leon Gregório" e pudesse desenvolver um trabalho de revitalização do calçadão, transformando-o na "Rua da Poesia". O Prefeito Chico do Correio, prontamente, tomou a palavra e garantiu que, a partir de janeiro de 2018, o prédio será cedido à AGL para tal finalidade.

Registraram presença na solenidade a Vice-Prefeita, Adriana de Ancelmo, a vereadora Maraysa, a Secretária de Educação, Rosevania Andrade, a Presidente do Conselho Estadual de Educação, Luana Boamorte, a Desembargadora Federal, Maria das Graças Melo, a Vice-Presidente da Academia Sergipana de Cordel, Salete Nascimento, representantes da Academia Sergipana de Letras (ASL), Academia Dorense de Letras (ADL), Academia Sergipana de Cordel (ASC), Academia Estanciana de Letras (AEL), Academia Canindeense de Letras e Artes (ACLA), Academia Sergipana de Ciências Contábeis (ASCC), Academia Literária do Amplo Sertão (ALAS), do Clube de Leitura do Colégio Estadual Cícero Bezerra, do Movimento Via Láctea, além de escritores, artistas, estudantes, professores e demais convidados.

Encerrou-se a noite festiva com um coquetel, servido aos convidados, ao som da belíssima voz da cantora Adriana Melo (ex-vocalista do Pe. Zezinho). E assim, mais uma vez, a AGL ratifica seu compromisso de se tornar, cada vez mais, a grande Mediadora das letras e da cultura de Nossa Senhora da Glória e uma eficiente promotora do desenvolvimento cultural da região.


JORGE HENRIQUE VIEIRA SANTOS

Diretor de comunicação e Intercâmbio (2017-2018)