AGL realiza o 1º Encontro Gloriense de Escritores

28/09/2015

A Academia Gloriense de Letras (AGL) e a Academia Literária do Amplo Sertão Sergipano (ALAS) promoveram nos dias 21 a 26 de setembro de 2015 a I SEMANA LITERÁRIA DO ENCONTRO GLORIENSE DE ESCRITOES (EGE) em Nossa Senhora Glória. O evento movimentou a população da Capital do Sertão com atividades culturais diversificadas em vários espaços do município, sobretudo nas escolas.

Na segunda-feira, 21, houve a abertura das atividades com uma exposição dos artistas Wellington Santos e Maria Barreto no Avelan Shopping, que ficou aberta ao público até o dia 26. À noite, esses dois artistas glorienses, juntamente com o poeta Ramon Diego e o poeta Jorge Henrique, ambos da AGL, receberam o grande artista plástico Antônio Cruz para uma roda de conversa sobre Artes Plásticas e Literatura, no Colégio Estadual Manoel Messias Feitosa.

Na terça, 22, pela manhã, Lucas Lamonier (ALAS) e Vanessa Lima receberam, no Colégio Pe. Leon Gregório, os parceiros do CAPS Luz do Sol para uma roda de leitura com muita Literatura Infantil e Cultura Popular. Na ocasião receberam a visita de alunos e professores da Escola Municipal Tancredo Neves. À tarde, na Escola Municipal Tiradentes, os poetas Ramon Diego e Jorge Henrique conduziram um grande sarau com alunos dessa escola e alunos convidados, vindos do Colégio Santa Sara e do Colégio Educar. À noite, na Escola Municipal Antônio Francisco de Souza, Jorge Henrique e Lucas Lamonier coordenaram uma discussão com alunos, professores e convidados sobre escrita, história e identidade, a partir do filme "Narradores de Javé".

Na quarta, 23, à tarde, no Colégio Estadual Cícero Bezerra, o professor Carlos Alexandre (ALAS) coordenou uma roda de conversa com os contistas e cronistas Antônio Saracura (Academia Itabaianense de Letras - AIL), Carmem Almeida e João Paulo. O evento contou com a presença do ilustre escritor Domingos Pascoal e de alunos e professores da Escola Municipal Tiradentes, do Colégio Cantinho da Sabedoria, do Colégio Educar e do Colégio Estadual 28 de janeiro, de Monte Alegre de Sergipe. À noite, na Escola Municipal José Augusto Barreto, Lucas Lamonier recebeu as escritoras Leunira Batista e Lenaura Aragão, ambas da ALAS, para uma roda de conversa sobre crônicas, a partir do filme "Coração de Tinta".

Na quinta, 24, pela manhã, no Colégio Estadual Manoel Messias Feitosa, Jorge Henrique conduziu uma roda de conversa sobre a experiência de escrever poemas, a tradição do cordel brasileiro e o papel da poesia nos dias atuais. Para tanto, recebeu os poetas André Luís e Gauchinho (AGL). O evento transformou-se numa grande celebração da poesia com a performance poética impecável do poeta Lucas Lamonier e dos alunos do Colégio Manoel Messias. Ainda tivemos uma linda homenagem feita, carinhosamente, pela aluna Mikaelle Chimendes e oferecida a Jorge Henrique: uma crônica intitulada "Caminhando com as mãos". Foi uma manhã de muita emoção. À tarde, os poetas Ramon Diego, Euvaldo Lima, ambos da (AGL), e Fábio Aragão conduziram um "Tour Literário" pela poesia de ontem, hoje e sempre, a partir das obras de poetas que os inspiraram. Na ocasião, contaram com a presença da Secretária Municipal de Educação, Maria Rosevânia, do Secretário de Cultura, Chico Paixão e do prof. e poeta gloriense Joelino Dantas, que lançará seu primeiro livro de poemas na III Bienal de Itabaiana.

Na sexta, 25, pela manhã, no salão paroquial, houve uma roda de conversa sobre a cena atual da produção literária em Sergipe, orientações aos novos escritores, passos para a publicação de um livro e direito autoral. Toda essa reflexão foi conduzida pelo escritor Domingos Pascoal, que recebeu o design gloriense Rubens Ferreira, o cronista Tiago Vieira e os alunos finalistas do "Concurso Literário Professora Maria Iracema dos Santos". À tarde, no Colégio Rezende, Lucas Lamonier recebeu o grande contador de histórias sergipano, José Antenor Aguiar, para uma roda de leitura sobre contos e fábulas. À noite, no auditório do Avelan Plaza Hotel, o poeta Euvaldo Lima coordenou uma Mesa Redonda sobre Psicologia e Pedagogia: o legado espírita. Para tanto, recebeu o poeta Edson Bastos (AGL) e o professor da UFS, Dr. Rivaldo Sávio, que também lançou o livro "A Psicologia da Educação diante do legado dos educadores Alan Kardec e Eurípedes Barsanulfo". Dentre os participantes desse momento, acompanharam o Dr. Rivaldo professores da UFS Anselmo Belém e Neilson Meneses, do Departamento de Geografia, e Prof. Napoleão Queiroz, do Departamento de Administração.

O encerramento desse grande evento das letras se deu no dia 26 de setembro de 2015, dia da emancipação política do município. Às 8h, foi celebrada, na Igreja Matriz, uma missa em ação de graças pelos 87 anos de emancipação de Nossa Senhora da Glória. Em seguida, a Filarmônica "Lira Gloriense" conduziu os escritores e a população presente, em cortejo solene, até a Praça Filemon Bezerra Lemos, onde foi realizado o I Encontro Gloriense de Escritores (EGE) e o lançamento da antologia "Um SERTÃO de escritores, uma GLÓRIA de leitores", que reuniu textos de 30 escritores glorienses e 12 alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino, finalistas do "I Concurso Literário Professora Maria Iracema dos Santos".

A cerimonia transcorreu com breves discursos de Jorge Henrique e Lucas Lamonier, seguindo com a entrega de certificados e exemplares da antologia aos escritores glorienses participantes. Depois houve a premiação dos finalistas do concurso, com a participação dos filhos da professora homenageada, Flávio e Flávia. Todas as escolas envolvidas na Semana Literária também receberam certificados de participação, bem como, os alunos que se destacaram por apresentações, exposições de trabalhos e declamações ao longo da semana. O I EGE contou ainda com a participação da Filarmônica "Lira Gloriense", regida pelo Maestro Roberto Melo, que, durante toda manhã, apresentou alguns hinos e canções populares.

Estiveram presentes ao evento, o gloriense centenário Valdemar Bispo dos Santos, o ex-prefeito Elon Oliveira e sua esposa, Brigitte Oliveira, o Diretor da Editora Infographics, Antônio, a senhora Aparecida, do Palácio das Artes, a artista plástica Maria Barreto, a Secretária Municipal de Educação, professores, diretores, familiares dos escritores, acadêmicos da ALAS, AGL e Academia Canindeense de Letras e Artes (ACLAS), e a população gloriense que respirou muita poesia à sombra das árvores.

A escritora Joana Melo finalizou as declamações com um lindo poema que resumiu toda programação da Semana Literária. Em seguida, fechando todo o evento com chave-de-ouro, houve a execução do Hino Nacional Brasileiro feita primorosamente pela Filarmônica "Lira Gloriense".

Edson Magalhães Bastos Júnior

Secretário Adjunto (2014-2016)